A verdade sobre o dízimo no novo testamento

Veja em nosso site a verdade sobre o dízimo no novo testamento e saiba tudo sobre esse principio.
Redator

Por: Victoria

Redatora Cuca de Crente

08/08/2023

X

Todo mês depositamos nossos 10% do salário na nossa igreja. Mas o que diz sobre dízimo no novo testamento? Será que estamos dando dinheiro à-toa? Jesus acreditava no dízimo? Ou ele aboliu a lei? 

Um pequeno spoiler. Não, Jesus não aboliu nenhuma lei, porque na abolição seria o descumprimento da palavra, ou seja, pecado. E Jesus não tinha pecado, logo, ele não aboliu nada. Mas vale lembrar que o acontecimento, como o do apedrejamento de “pecadores” não foi abolido.

No entanto, na passagem de João 08:07 Jesus fala que podemos apedrejar sim, desde que não sejamos pecadores. Todavia, como nascemos do pecado com certeza somos pecadores impossibilitando apedrejar qualquer um. Além de que Cristo nos ensina o princípio de não julgar e nem condenar quaisquer pessoa.

A seguir veja nos próximos parágrafos o que a bíblia fala sobre o dízimo no novo testamento. E onde se fala do dízimo na bíblia no novo testamento para você ficar por dentro desse princípio, e aja de acordo com o que a bíblia prega.

Onde se fala do dízimo na Bíblia no Novo Testamento?

O dízimo no novo testamento não é muito citado.Entretanto tem algumas passagens da qual falam a respeito dízimo, e em sua maioria são sermões à religiosidade das pessoas da época da qual seguiam a Deus de forma religiosa sem ter realmente o amor ao ministério.

Uma das passagens que fala sobre o dízimo no novo testamento é em Mateus 23:23, em que Jesus critica os fariseus por sua religiosidade. Por oferecerem os melhores dízimos com bens de altos valores, no entanto, eram perversos e suas práticas eram más e hipócritas, e Jesus os reprovou. 

Outra passagem sobre dízimo no novo testamento é em Lucas 11:42. Jesus ainda critica os fariseus, mas dessa vez ele diz que eles estavam desprezando o amor de Deus. Já que o princípio trata-se de um agradecimento sem segundas intenções nossas para com o pai. 

Ainda em Lucas, na passagem 18:11-12, Jesus conta a parábola do fariseu e publicano, onde eles oravam no templo. O fariseu se gabava por seus dízimos enquanto o publicano se humilhava e pedia perdão a Deus. Jesus na passagem diz que o publicano foi justificado por Deus e o fariseu não. 

Veja a seguir quando surgiu o dízimo no novo testamento, e aprenda mais sobre a prática tão questionada por membros da igreja e tão importante. Não só para o templo mas também para Deus, não por questões financeiras, mas de lealdade.

Quando surgiu o dízimo no Novo Testamento?

O dízimo no novo testamento é retratado contra a hipocrisia e a religiosidade, que era bem grande na época, levando o princípio como uma regra e não feito de coração e de forma genuína. Como Jesus prega. No entanto, quando surge o dízimo no novo testamento?

A primeira vez citado, é logo no primeiro livro do novo testamento, e também foi citado em uma das passagens acima. Ele foi apresentado inicialmente em Mateus 23:23 onde Jesus, como citado, critica a hipocrisia farisaica. 

Saiba também o que significa ofertas alçadas, para que seus próximos dízimos e ofertas sejam mais certeiros e agradem o coração de Deus, da maneira correta e que te conecte com o pai.

Onde está escrito que devemos dar o dízimo?

Existem muitas passagens que falam a respeito. No entanto, elas fazem parte do velho testamento, em um contexto muito diferente do nosso, e como o famoso versículo Malaquias 03:08-10 que muitos pastores utilizam de “argumento” para o momento de dízimos e ofertas.

No entanto, no novo testamento Jesus não diz que não devemos dar o dízimo. Mas sim que devemos dar em alegria e conforme nosso coração como diz a passagem de 2 coríntios 09:07. Como podemos ofertar de coração se nos for imposto o tal feito?

Como em nossa infância, nos era imposto comer vegetais. Entretanto, nenhum de nós comíamos de coração como quando comíamos um bolo de chocolate. Jesus não prega um evangelho de obrigar alguém até porque temos o livre arbítrio. Entretanto, devemos arcar com as consequências de nossos atos. 

Mas claro, também não diz que não devemos dar. Visto que é um princípio e que a igreja precisa para se manter de pé, e também uma forma de agradecer a Deus com dízimo no novo testamento.

No entanto, onde está escrito que devemos dar o dízimo? Nós te mostraremos todos os versículos que tem na bíblia a respeito disso. Veja também o que é dízimo e descubra mais sobre o princípio.

O Novo testamento ensina a oferta generosa

A bíblia relata que o Senhor quer uma oferta que seja de todo seu coração como mostra a passagem de II Coríntios 9:7. Deus se alegra com aquele que tem um bom coração e dízima de boa vontade.

Na bíblia também relata que a oferta que é dada a Deus, voltará para você em forma de benção, em Malaquias 3:10. Mas isso não deve ser uma forma de barganhar com Deus, pois ele não se agrada de tal prática.

O Novo testamento ensina a oferta generosa para que nós ofertemos de bom coração e não por obrigação. Deve ser algo voluntário, dessa forma que Jesus traz o dízimo no novo testamento. O versículo sobre dízimo você verá a seguir.

O que Jesus falava sobre dízimo?

Poucas vezes se é citado o dízimo no novo testamento. No entanto, o que Jesus falava sobre dízimo era em tom de crítica e sermão, não à prática, mas aos fariseus que agiam com hipocrisia.

No famoso Mateus 23:23 Jesus critica os fariseus, por suas práticas más. Que, no entanto, durante o dízimo pagavam de bons moços e ainda se diziam santos mesmo com más práticas. 

Em Lucas 18:10- 14, Jesus passa outro sermão aos fariseus. Mas, com isso também dava o exemplo do bom dízimo para os demais. Onde o fariseu tinha um alto ego e que se enalteciam pelos dízimos e o publicano se humilhavam á Deus pedindo perdão.

O dízimo no novo testamento, era abordado como uma crítica à religiosidade e hipocrisia que por sua vez era grande na época. Principalmente entre os fariseus.

Portanto, o dizimo novo testamento e os versículos de oferta e dízimo no novo testamento são esses, e caso queira saber mais sobre o que a bíblia diz a respeito de suas finanças, veja o que ela diz sobre emprestar dinheiro.

dízimo no novo testamento

Descubra o destino do seu dízimo?

E afinal? Para onde vai o meu dízimo? Descubra o destino do seu dízimo no decorrer deste artigo, segundo a bíblia ela sempre retratava o dízimo de uma forma de financiar os levitas que cuidavam do templo.

Mas também de assegurar que o templo estaria em boas condições, e de lá pro novo testamento o que mudou? Mudou absolutamente nada, naquele contexto o templo precisava de total atenção dos levitas devido aos sacrifícios, etc.

No entanto, hoje em dia muita coisa mudou desde a ressurreição de cristo e não precisamos mais de levitas sendo amparados pela igreja, pelo menos não dependendo da doutrina. Mas a igreja ainda precisa que alguém arque com os custos do templo e nesse momento cabe aos membros a fazerem sua parte.

Que é ofertar seu dízimo para abençoar a igreja de forma genuinamente de coração. Todavia, vale ressaltar, que devemos sempre buscar a dar nossos dízimos genuinamente de coração não por bênçãos e nem por religiosidade, mas por amor a obra de Deus e honrar a cristo.

Mas em caso de dificuldade de dizimar nós devemos entrar em oração e pedir a Deus, que venha quebrantar nosso coração e nos constranger para podermos ofertar nosso dízimo de forma que agrade a cristo sem ser religioso.

Banner grupo WPP
Redator Victoria Carolline

Redatora na empresa Cuca de Crente, fornecendo insights valiosos, análises aprofundadas e orientações práticas sobre conhecimentos bíblicos. Contribuindo para a expansão do site Cuca de Crente.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

quem pode tomar a santa ceia

Quem pode tomar a santa ceia? Entenda a visão bíblica

26/07/2024
o significado da Santa Ceia

Qual o significado da Santa Ceia? Veja o que a Bíblia nos revela

25/07/2024
reflexão bíblica sobre gratidão

Reflexão bíblica sobre gratidão: o que é gratidão a Deus?

25/07/2024
o que a bíblia fala sobre amizade

O que a bíblia fala sobre amizade? Amizade significado bíblico

25/07/2024
amigos mais chegados que irmãos

Amigos mais chegados que irmãos: 11 textos bíblicos 

23/07/2024
estudo bíblico para casais

Estudo bíblico para casais: Entenda com profundidade nas escrituras

23/07/2024
o que a bíblia diz sobre o divórcio

O que a bíblia diz sobre o divórcio? Entenda a verdade Bíblica

22/07/2024
mensagens para casados evangélicos

79 Mensagens para casados evangélicos com base na Bíblia

22/07/2024
submissão no casamento

Submissão no casamento: Entenda o significado bíblico

22/07/2024
mensagens evangélicas de aniversário para amiga

79 Melhores mensagens evangélicas de aniversário para amiga

19/07/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.