29 Versículos de Intercessão: Se Inspire

Nesta seção, você descobrirá 29 versículos de intercessão, que irão inspirar suas orações e te ajudar a se conectar ainda mais com Deus.
Redator

Por: Josianne

Redatora Cuca de Crente

11/08/2023

X

Nesta seção, você descobrirá 29 versículos poderosos sobre intercessão, que irão inspirar suas orações e te ajudar a se conectar ainda mais com Deus. Esses versículos bíblicos vão transformar sua vida espiritual, mostrando a importância da oração de intercessão e como ela pode trazer mudanças significativas.

Esses poderosos versículos de intercessão no Antigo Testamento nos inspiram a seguir o exemplo desses grandes líderes, intercedendo de forma fervorosa por nosso povo, nossa igreja e nosso país. A intercessão pode transformar situações aparentemente impossíveis, pois ela mobiliza o poder de Deus em nosso favor.

Versículos de intercessão no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, encontramos poderosos exemplos de líderes que intercederam por seu povo, implorando a Deus por misericórdia e intervenção. Moisés, Samuel e o Rei Josafá são algumas dessas figuras inspiradoras que nos mostram a importância da intercessão no Antigo Testamento.

Moisés, o grande profeta, intercedeu repetidamente por seu povo, mesmo quando eles se rebelavam contra Deus. Nos versículos de intercessão no Antigo Testamento, vemos Moisés suplicando a Deus para perdoar o povo e para não destruí-los (Êxodo 32:11-14).

Da mesma forma, Samuel, o último juiz de Israel, intercedeu por seu povo quando eles enfrentavam uma batalha contra os filisteus. Ele clamou a Deus, e o Senhor respondeu com um grande trovão, que confundiu e derrotou os inimigos (1 Samuel 7:5-11).

Outro exemplo notável é o Rei Josafá, que intercedeu por Judá quando enfrentava uma invasão de exércitos inimigos. Josafá e seu povo oraram e jejuaram, e Deus agiu de forma miraculosa, derrotando seus adversários (2 Crônicas 20:5-30).

1)Gênesis 18:22-33

“Os homens se levantaram e olharam para Sodoma; e Abraão foi com eles para os encaminhar. E o Senhor disse: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? […] Então cessou Abraão de falar ao Senhor; e o Senhor foi embora, quando acabou de falar com Abraão; e Abraão tornou para o seu lugar.”

2)Êxodo 32:11-14

  “Moisés suplicou ao Senhor, o seu Deus, e disse: Ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande poder e com mão forte? […] Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.”

3)Números 14:13-19

 “Mas Moisés disse ao Senhor: Os egípcios o ouvirão, pois do meio deles fizeste subir este povo com o teu poder, […] Perdoa, peço-te, a iniquidade deste povo segundo a grandeza da tua misericórdia, como também perdoaste a este povo desde o Egito até aqui.”

4)1 Samuel 7:5-9

  “Disse Samuel: Reuni todo o Israel em Mispá, e eu orarei ao Senhor por vós. […] Então Samuel tomou um cordeiro de leite e o ofereceu inteiro em holocausto ao Senhor; e Samuel clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe respondeu.”

5)1 Reis 8:28-30

 “Todavia atende à oração do teu servo, e à sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo faz perante ti hoje; […] e ouve a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem voltados para este lugar; sim, ouve tu no lugar da tua habitação, nos céus; ouve, e perdoa.”

6)Jó 42:10

  “E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.”

7)Daniel 9:3-19

“E eu propus o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e rogos, com jejum, e saco e cinza. […] Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age. Não tardes, por amor de ti mesmo, ó meu Deus, porque o teu nome é invocado sobre a tua cidade e sobre o teu povo.”

Versículos intercessão nos Evangelhos

Nesta seção, você descobrirá versículos poderosos sobre intercessão nos Evangelhos, especialmente na vida e nos ensinamentos de Jesus. Veremos a oração de Jesus no Getsêmani, sua oração pelo Pedro e sua oração sacerdotal, que nos ensinam muito sobre a importância da intercessão.

No Evangelho de Mateus, encontramos a oração de Jesus no Getsêmani, onde Ele intercede fervorosamente pelo seu povo, pedindo ao Pai que afaste dEle o cálice do sofrimento, mas se submetendo à vontade divina (Mateus 26:36-46). Essa oração de Jesus nos mostra a importância de intercedermos pelos outros, mesmo quando enfrentamos dificuldades.

Em outra passagem, Jesus intercede por Pedro, pedindo ao Pai que a fé daquele discípulo não desfaleça (Lucas 22:31-32). Essa oração de intercessão de Jesus por Pedro nos ensina a interceder pelos nossos irmãos, para que eles se mantenham firmes em sua fé.

Por fim, em João 17, temos a chamada oração sacerdotal de Jesus, na qual Ele intercede não apenas por seus discípulos, mas por todos os que creem nEle, para que permaneçam unidos e cresçam em sua relação com Deus (João 17:1-26). Essa oração nos mostra a amplitude da intercessão, que deve abranger não apenas as nossas necessidades, mas as de toda a família de Deus.

Esses versículos de intercessão nos Evangelhos nos ensinam profundamente sobre a importância da oração de Jesus e da intercessão em nossa vida espiritual. Eles nos inspiram a interceder com fervor, confiando que Deus irá atender às nossas orações e transformar vidas.

8)Mateus 5:44

 “Mas eu vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.”

9)Mateus 6:10

 “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”

10)Lucas 22:32

“Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.”

11)Lucas 23:34

 “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

12)João 17:9

“É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.”

13)João 17:20

 “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim.”

14)João 17:15

 “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal.”

Versículos sobre o tema nas Cartas de Paulo

Ao explorarmos as cartas do Apóstolo Paulo, descobrimos versículos poderosos que enfatizam a importância da oração e da intercessão. Paulo, um líder cristão inspirado pelo Espírito Santo, nos ensina que a intercessão é fundamental para o crescimento espiritual.

Em suas cartas, Paulo destaca como o Espírito Santo nos auxilia nesta tarefa sagrada. Ele nos lembra que, através da oração e da intercessão, podemos ver o poder de Deus atuando poderosamente em nossas vidas e no mundo ao nosso redor.

Alguns dos versículos mais significativos sobre intercessão nas Cartas de Paulo incluem Romanos 8:26-27, que nos revela como o Espírito Santo intercede por nós, e Efésios 6:18, que nos convida a orar constantemente no Espírito e a interceder por todos os santos.

Esses versículos inspiradores nos encorajam a abraçar a poderosa prática da intercessão, confiando que, por meio dela, Deus irá transformar vidas e realizar Seu propósito em nosso meio.

15)Romanos 1:9

 “Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós.”

16)Romanos 8:26

 “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

17)Romanos 10:1

 “IRMÃOS, certamente, a boa vontade do meu coração e a minha oração a Deus por Israel é para sua salvação.”

18)Efésios 1:16-18

“não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação.”

19)Efésios 6:18

“com toda oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda perseverança e súplica, por todos os santos.”

20)Filipenses 1:4

“sempre em todas as minhas orações, fazendo oração por vós todos com alegria.”

21)Colossenses 1:9

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.”

Versículos de intercessão nas Cartas Gerais

Nesta seção, você descobrirá versículos poderosos sobre intercessão nas Cartas Gerais, escritas por líderes da igreja primitiva como Tiago, Pedro e João. Eles enfatizam a importância de orarmos uns pelos outros e de intercedermos pelos nossos irmãos, pois a oração fervorosa é poderosa e eficaz.

Na Carta de Tiago, encontramos uma declaração poderosa sobre a intercessão: “Portanto, confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A súplica de um justo é muito poderosa em seus efeitos” (Tiago 5:16). Esse versículo nos lembra da importância de orar uns pelos outros, pois a oração fervorosa pode trazer cura e transformação.

Em suas epístolas, o apóstolo Pedro também enfatiza a importância da intercessão. Ele escreve: “Sede sóbrios e vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos se cumprem entre os vossos irmãos no mundo” (1 Pedro 5:8-9). Esse trecho nos incentiva a interceder uns pelos outros, resistindo ao inimigo através da oração fervorosa.

O apóstolo João, em sua Primeira Carta, também exorta os crentes a orar uns pelos outros: “Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não leve à morte, deve orar, e Deus lhe dará vida para aqueles cujo pecado não leva à morte” (1 João 5:16). Essa passagem nos desafia a interceder por nossos irmãos em Cristo, sabendo que a oração pode trazer transformação e restauração.

Essas passagens das Cartas Gerais nos inspiram a sermos intercessores poderosos, orando fervorosamente uns pelos outros e intercedendo pelos nossos irmãos. A oração de intercessão é uma arma poderosa que pode trazer cura, libertação e transformação em nossas vidas e na vida da igreja.

22)Tiago 5:16

 “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.”

23)Pedro 4:7

 “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.”

24)Pedro 5:7

 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

25)João 5:14-15

“E esta é a confiança que temos para com ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.”

26)Hebreus 7:25

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”

27)Tiago 5:14-15

 “Está alguém entre vós doente? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”

28)João 5:16

“Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não é para morte, orará, e Deus dará vida ao que não pecar para morte. Há pecado para morte, por isso não digo que ore por este.”

29)2 João 1:2

 “por causa da verdade que permanece em nós, e para sempre estará conosco.”

Qual versículo fala sobre interceder?

Ao explorarmos a Bíblia, descobrimos um versículo poderoso que fala especificamente sobre a oração de intercessão. Em Romanos 8:26, o apóstolo Paulo nos lembra: “Também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.”

Este versículo sobre interceder nos mostra a importância e o poder da intercessão. Quando não sabemos como orar ou quando nos sentimos fracos, o Espírito Santo vem em nosso auxílio e intercede por nós, levando nossas orações diante do Deus todo-poderoso. Essa verdade bíblica nos inspira a interceder de maneira fervorosa, tanto por nós mesmos quanto por nossos irmãos e pelo mundo ao nosso redor.

Ao meditar neste versículo da Bíblia sobre a oração de intercessão, você será motivado a se tornar um intercessor poderoso, confiando no Espírito Santo para guiar suas orações e trazer transformação em sua vida e na vida daqueles que você ama.

O que a Bíblia diz sobre a intercessão?

A Bíblia revela que a intercessão é fundamental para nossa vida espiritual, pois nos ajuda a nos conectar mais profundamente com Deus. A Palavra de Deus nos mostra que a oração de intercessão é uma maneira poderosa de interceder pelos outros e ver Deus agindo poderosamente em nossas vidas e no mundo ao nosso redor.

Através da intercessão, você pode se aproximar mais de Deus, entendendo Sua vontade e Seus planos para sua vida e para o mundo. A Bíblia nos ensina que a oração fervorosa e persistente do justo é poderosa e eficaz, e que Deus ouve as orações dos Seus filhos.

Quando você se torna um intercessor, você se compromete a orar por outras pessoas, suas necessidades e as necessidades do mundo. Isso fortalece sua conexão com Deus e o prepara para ver Suas bênçãos e Seu poder se manifestarem de maneira extraordinária.

Portanto, a Bíblia deixa claro que a intercessão é uma parte essencial da vida cristã. Ela nos convida a orar uns pelos outros, a interceder pelos perdidos e pelas necessidades do mundo, sabendo que Deus responderá com poder e graça.

Versículos de Intercessão

Como se faz uma oração de intercessão?

Fazer uma oração de intercessão eficaz envolve quatro passos importantes. Primeiro, você precisa identificar as necessidades de oração – sejam elas suas próprias necessidades ou as necessidades de outras pessoas. Ore por essas situações com compaixão e empatia.

Em seguida, foque em Deus e na Sua vontade. Lembre-se de que a intercessão não é sobre você, mas sim sobre permitir que Deus aja. Portanto, concentre-se em alinhá-la com os Seus desígnios e confie que Ele irá responder de acordo com a Sua sabedoria.

Interceda com fervor e persistência. A oração de intercessão requer dedicação e determinação. Ore com paixão, sem desistir, sabendo que Deus ouve e responde às orações feitas com fé.Por fim, confie que Deus irá responder de acordo com a Sua vontade. Mesmo que a resposta não seja exatamente como você esperava, mantenha a confiança de que Ele sabe o que é melhor. Essas orientações vão te ajudar a se tornar um intercessor poderoso e eficaz.

Banner grupo WPP
Redator Josianne Rodrigues

Redatora na empresa Cuca de Crente, fornecendo conhecimento e inspiração para a comunidade de leitores, insights preciosos e análises aprofundadas. Contribuindo para a expansão do site Cuca de Crente.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

versículos sobre recomeço

49 Melhores versículos sobre recomeço na Bíblia

21/06/2024
versículos de perseverança

69 Versículos de Perseverança: Encontre Força e Coragem na Palavra de Deus

19/06/2024
versículos para apresentação de bebê na igreja

39 Melhores Versículos para Apresentação de Bebê na Igreja: Guia Completo

19/06/2024
Versículos sobre Filhos

39 Versículos sobre Filhos na Bíblia: Amor, Educação e Sabedoria

19/06/2024
versículos de superação

Os 25 Melhores Versículos de Superação para Inspirar Sua Vida

18/06/2024
versículos ansiedade

79 Versículos Ansiedade: Encontre Paz e Conforto nas Escrituras

18/06/2024
salmos poderosos

17 Salmos poderosos extremamente impactantes

12/06/2024
salmos de oração

27 Melhores salmos de oração para declarar

11/06/2024
salmos de consolo luto

17 Salmos de consolo luto para compartilhar uma mensagem de apoio

10/06/2024
versículos para velório

39 Versículos para velório para compartilhar

10/06/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.