57 Melhores Versículos sobre dízimos e ofertas 2024

Descubra os 57 melhores versículos sobre dízimos e ofertas em nossa lista atualizada.
Redator

Por: Josianne

Redatora Cuca de Crente

07/08/2023

X

Versículos sobre Dízimos e Ofertas são frequentemente procurados para inspiração e orientação. Dízimos e ofertas são práticas fundamentais no cristianismo, representando não só uma obrigação, mas também um ato de fé e gratidão a Deus. Os versículos bíblicos ajudam a entender melhor estas práticas, iluminando suas origens e significados.

Os Melhores Versículos sobre dízimos e ofertas é um guia especial que apresenta uma coletânea de passagens bíblicas que orientam os cristãos sobre como dar e receber de forma correta. Este guia cuidadosamente selecionado oferece uma visão abrangente da importância dessas práticas, proporcionando uma reflexão mais profunda sobre o assunto.

Desde o Antigo até o Novo Testamento, dízimos e ofertas são mencionados como formas de adoração e devoção a Deus. Seja em Gênesis, onde Abraão dá o dízimo a Melquisedeque, ou em Coríntios, onde Paulo encoraja doações generosas, estes versículos são um guia valioso para todos os cristãos.

57 Melhores Versículos sobre dízimos e ofertas

Nós sabemos o quanto é importante ter uma compreensão clara do que a Bíblia ensina sobre dízimos e ofertas. Nesse sentido, criamos uma seleção dos Melhores Versículos sobre dízimos e ofertas que discutem esses temas cruciais. Esses versículos irão guiá-lo através de diferentes aspectos de dar e receber, ajudando você a entender e aplicar estes princípios na sua vida diária.

Esses versículos foram escolhidos por causa de sua clareza, profundidade e aplicabilidade. Eles cobrem uma ampla gama de situações e atitudes, desde a gratidão pela provisão de Deus até a alegria de participar na obra de Deus através das nossas contribuições. Cada um desses versículos tem o potencial de lançar uma nova luz sobre o seu entendimento do dízimo e das ofertas.

Lembre-se, a Bíblia é um livro vivo e ativo, sempre revelando verdades novas e frescas para aqueles que procuram nelas. Portanto, enquanto você examina esses versículos, ore para que o Espírito Santo ilumine o seu entendimento e o guie para uma maior compreensão e aplicação dessas verdades em sua vida.

1. Lucas 21:4

“Porque todos estes deram das suas ofertas, contribuíram com aquilo que lhes sobrava; mas esta viúva, do que necessitava, deu tudo o que possuía para viver.”

3. 2 Coríntios 9:11

“Vós sereis enriquecidos de todas as formas, para que possais ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a vossa generosidade resulte em ação de graças a Deus.”

4. Mateus 6:3-4

“Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.”

5. 1 Timóteo 6:17-18

“Manda aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aproveitamento; que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos em dar e prontos a repartir.”

6. Atos 2:45

“E vendiam suas propriedades e bens, e distribuíam o produto entre todos, conforme alguém tinha necessidade.”

Versículos sobre dízimo no novo testamento

Os ensinamentos bíblicos sobre dízimos e ofertas são abordados no novo testamento através de diversos versículos. Esses versículos nos proporcionam orientações e insights sobre a importância dos dízimos na fé cristã. Versículos sobre dízimo no novo testamento:

8. Mateus 23:23

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei…”

10. Lucas 11:42

“Mas ai de vós, fariseus! pois que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo…”

11. Hebreus 7:1-3

“Porque este Melquisedeque…é primeiro rei de justiça…sem pai…nem princípio…tendo sido feito semelhante ao Filho de Deus…”

12. Hebreus 7:4-10

“Considerai pois como era grande esse varão a quem até mesmo Abraão o patriarca…deu os dízimos do despojo.”

13. Hebreus 7:11-12

“Logo se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico…porque se tornava necessário que outro sacerdote se levantasse…”

14. 2 Coríntios 9:6-8

“E digo isto: Que o que semeia pouco também ceifará pouco; e que o que semeia em abundância também ceifará…”

16. Lucas 18:13

“Mas o publicano, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”

17. Lucas 21:1-4

“E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos; porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deu todo o sustento que tinha.”

18. Atos 20:35

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

20. Lucas 21:1-4

“E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos; porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deu todo o sustento que tinha.”

21. Atos 20:35

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

Esses versículos destacam a importância do dízimo como um ato de obediência e fidelidade a Deus, enfatizando que a generosidade na contribuição financeira traz bênçãos abundantes. Ao seguir os princípios divinos, somos encorajados a contribuir com alegria e gratidão, confiando que Deus suprirá todas as nossas necessidades.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP — > CLICANDO AQUI

Versículos sobre dízimo e ofertas no novo testamento

No Novo Testamento, a prática do dízimo e a generosidade para com os outros são muitas vezes retratadas como uma expressão de gratidão a Deus por Seus muitos presentes. Embora o conceito de dízimo esteja mais proeminente no Antigo Testamento, a essência de dar e ser generoso é fortemente reforçada no Novo Testamento. A seguir, estão alguns versículos sobre dízimo e ofertas no Novo Testamento que nos lembram da importância de dar.

22. Lucas 21:1-4

“E, olhando, viu os ricos lançarem as suas ofertas no gazofilácio. E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos esta pobre viúva; porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.”

23. 2 Coríntios 9:7

“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.”

24. Atos 20:35

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurado é dar do que receber.”

Em resumo, os versículos sobre dízimo e ofertas no novo testamento enfatizam a importância de dar com generosidade e alegria. Além disso, lembram-nos de que devemos ser generosos mesmo em situações onde não esperamos nada em troca, como emprestar dinheiro. Estes ensinamentos são uma parte fundamental do cristianismo e servem como um lembrete de como devemos viver nossas vidas.

Versículos sobre dízimo e ofertas em provérbios

Enquanto Provérbios aborda uma variedade de temas sobre sabedoria e conselhos práticos para a vida, também contém versículos que mencionam dízimos e ofertas. Essas passagens oferecem insights valiosos sobre como devemos gerir nossos recursos financeiros e contribuir para os outros. Versículos sobre dízimo e ofertas em Provérbios:

26. Provérbios 3:9-10

“Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; então se encherão de fartura os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”

27. Provérbios 11:24-25

“Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, mas vem a pobreza. A alma generosa prosperará, e aquele que atende também será atendido.”

28. Provérbios 19:17

“O que se compadece do pobre ao Senhor empresta, ele lhe pagará o seu benefício.”

29. Provérbios 22:9

“O que tem olhos generosos será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre.”

30. Provérbios 28:27

“Quem dá aos pobres não terá necessidade, mas quem fecha os olhos a eles receberá muitas maldições.”

31. Provérbios 31:20

“Ela abre a mão para o pobre, e alcança as necessidades dos necessitados.”

32. Provérbios 21:13

“Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não receberá resposta.”

Esses versículos incentivam a honrar a Deus com nossos recursos financeiros, principalmente através do dízimo (doação de uma décima parte) e das ofertas voluntárias. Eles nos ensinam que ser generoso com nossa renda traz bênçãos abundantes tanto para nós quanto para os necessitados ao nosso redor.

Além disso, Provérbios nos alerta sobre o perigo de reter o que deveria ser compartilhado com outros. Que dar livremente e sem avareza não apenas resulta em enriquecimento pessoal, mas também leva a uma prosperidade espiritual.

Versículos sobre dízimos e ofertas no velho testamento

No Velho Testamento, encontramos diversos versículos que tratam sobre dízimos e ofertas. Esses versículos fornecem orientação e instruções aos crentes sobre o ato de dar generosamente a Deus. Eles também destacam a importância de sustentar a obra do Senhor e como isso pode resultar em bênçãos abundantes. Ao explorar esses versículos, podemos aprender valiosas lições sobre fidelidade, generosidade e confiança no Senhor.

35. Deuteronômio 14:22

“Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que cada ano se recolhe do campo.”

36. Deuteronômio 14:28-29

“Ao fim de cada três anos, levarás todos os dízimos das tuas colheitas do terceiro ano e os armazenarás em tuas cidades, para o levita (pois ele não tem parte nem herança contigo), para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva que estão dentro das tuas cidades, a fim de que comam e se fartem; para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.”

37. Números 18:26

“Fala também aos levitas, e dize-lhes: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos oferecereis ao Senhor um dízimo alçado.”

39. 2 Crônicas 31:5

“Logo que esta ordem se divulgou, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, vinho, azeite, mel e de todo produto do campo; também trouxeram a décima parte de tudo, e era uma grande quantidade.”

40. Neemias 10:37

“Para que os filhos de Israel e os filhos de Levi trouxessem as ofertas alçadas do grão, do mosto e do azeite, aos tesouros, onde estavam os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministravam, e os porteiros, e os cantores; e assim não abandonaríamos a casa do nosso Deus.”

41. Ezequiel 44:30

“As primícias de todos os primeiros frutos de todas as coisas, e toda a oferta de todos, de todas as vossas ofertas, serão dos sacerdotes; também dareis aos sacerdotes as primícias da vossa massa, para fazer repousar a bênção sobre a vossa casa.”

43. Amós 4:4

“Ide a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai a transgressão; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, de três em três dias.”

Esses versículos ensinam que a prática de dar dízimos e ofertas é um ato de adoração e submissão a Deus. Eles nos incentivam a sermos generosos em nossas contribuições financeiras, confiando que o Senhor proverá para todas as nossas necessidades. Além disso, eles mostram como nosso ato de dar pode resultar em bênçãos abundantes em nossa vida. Ter uma atitude de gratidão e alegria ao contribuir é essencial, pois Deus valoriza não apenas o gesto físico, mas também o coração por trás dessa doação.

Versículo sobre dízimo Malaquias

Um dos versículos mais citados quando se trata do tema do dízimo é encontrado no livro de Malaquias. Neste versículo, Deus desafia o povo a testá-Lo, trazendo todo o dízimo ao templo, para que haja alimento em Sua casa. Ele promete abrir as janelas dos céus e derramar bênçãos sem medida sobre aqueles que são fiéis em entregar seus dízimos.

Em Malaquias, encontramos um versículo muito importante relacionado ao conceito de dízimo. Nele, Deus convida o povo a experimentar Sua fidelidade e generosidade, trazendo todos os dízimos ao templo. Ao fazer isso, eles serão abençoados abundantemente.

Como resultado desse desafio divino, muitas pessoas têm testemunhado do poder transformador da entrega fiel dos seus dízimos. A promessa de bênçãos sem medida tem sido cumprida na vida daqueles que se submetem à vontade de Deus nessa área financeira.

Versículos sobre dízimos ofertas e primícias

Existem muitos versículos sobre dizímos ofertas, ofertas e primícias. Esses versículos ensinam sobre a importância de contribuir financeiramente para o trabalho de Deus e abençoar os outros com generosidade. Eles também incentivam a dar de coração e com alegria, reconhecendo que tudo que temos vem de Deus. Além disso, eles nos lembram que Deus promete abençoar aqueles que são fiéis em seus dízimos e ofertas.

46. Provérbios 3:9-10

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de vinho os teus lagares.”

47. Malaquias 3:10

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”

48. 2 Coríntios 9:6-7

E digo isto: que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.”

50. Gálatas 6:7-8

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”

Esses versículos nos mostram a importância de honrar ao Senhor com nossas finanças através dos dízimos, ofertas, ofertas alçadas e primícias. Eles nos encorajam a dar com generosidade, semear para o reino de Deus e confiar que Ele proverá nossas necessidades. Além disso, eles nos lembram que a nossa atitude ao dar é tão importante quanto a quantia dada.

Versículos sobre dízimo mirim

O conceito de “dízimo mirim” pode não ser diretamente mencionado na Bíblia, mas vários versículos ressaltam a importância da generosidade, da responsabilidade financeira e do ensino desses valores para as crianças. Essas passagens podem ser interpretadas como ensinamentos úteis na prática do dízimo mirim.

51. Provérbios 22:6

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

52. Lucas 6:38

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no regaço. Pois com a mesma medida com que medirdes, vos medirão a vós.'”

Então, mesmo que a Bíblia não mencione explicitamente o “dízimo mirim”, é claro que há um chamado para ensinar as crianças sobre a generosidade e a responsabilidade financeira como parte de sua formação espiritual. Como em todas as coisas, é importante ensinar pelo exemplo, mostrando às crianças como você pratica o dízimo e a generosidade em sua própria vida.

Versículos sobre o dízimo de Abraão

Versículos sobre o dízimo de Abraão mostram a importância desse ato de fé na vida do patriarca. Essas passagens bíblicas revelam como Abraão entregou seus recursos financeiros a Deus como um gesto de gratidão e adoração.

54. Gênesis 28:22

“Esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.”

55. Hebreus 7:2

“Ao qual também Abraão deu o dízimo de tudo, sendo ele primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz.”

56. Gênesis 15:6

“Abraão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.”

Esses versículos sobre o dízimo de Abraão evidenciam sua profunda conexão espiritual e sua disposição em honrar a Deus com seus recursos. Eles nos inspiram a considerar nossa própria atitude em relação às finanças e reconhecer que tudo vem das mãos do Senhor. Além disso, esses trechos nos lembram da importância de confiarmos nas promessas divinas, mesmo quando parece difícil ou impossível. A história de Abraão nos ensina a sermos generosos e fiéis em nossos dízimos e ofertas, pois assim demonstramos nossa gratidão e reverência a Deus.

Quais são os versículos que fala sobre dízimos e ofertas?

Existem vários versículos na Bíblia que falam sobre dízimos e ofertas. Esses versículos são diretrizes para os cristãos darem uma parte de seus rendimentos a Deus como sinal de gratidão e confiança em Sua provisão. Abaixo estão listados cinco pontos importantes para entendermos melhor o que a Bíblia diz sobre esse assunto:

Malaquias 3:10 A importância dos dízimos: A Bíblia ensina que devemos trazer todos os dízimos ao Senhor, reconhecendo que tudo o que temos vem Dele.

2 Coríntios 9:7 O propósito das ofertas: Além dos dízimos, a Palavra de Deus também nos incentiva a oferecer ofertas voluntárias para apoiar a obra do Senhor e ajudar aqueles em necessidade.

Provérbios 11:25 A bênção da generosidade: Aqueles que são generosos em suas contribuições receberão bênçãos abundantes do Senhor.

2 Coríntios 9:6 O coração por trás das doações: Deus valoriza não apenas as quantias dadas, mas também o espírito com o qual damos. Ele deseja um coração grato e disposto ao oferecer.

Lucas 16:10-12 A responsabilidade de administrar bem os recursos: Devemos ser fiéis na administração do dinheiro que Deus nos confiou, investindo-o sabiamente e usando-o para Sua glória.

Além desses pontos mencionados, existem muitos outros versículos na Bíblia que abordam o tema dos dízimos e ofertas. Ao estudar essas passagens, podemos obter uma compreensão mais ampla de como Deus nos chama a contribuir financeiramente para Sua obra e como Ele abençoa aqueles que O honram dessa maneira.

É certo pagar o dízimo ou não?

Muitas pessoas questionam se É certo pagar o dízimo ou não. No entanto, a resposta para essa pergunta envolve uma discussão teológica que depende das crenças e interpretações individuais. Entender as diferentes perspectivas em relação ao dízimo pode ajudar no entendimento desse conceito.

Ao analisar os versículos sobre dízimos e ofertas presentes nas escrituras sagradas, percebe-se que existem importantes ensinamentos a respeito dessa prática religiosa. Diversas passagens bíblicas falam da importância de ofertar uma parte dos ganhos para Deus como forma de agradecimento e sustento da obra divina.

Contudo, é fundamental lembrar que cada pessoa possui sua própria liberdade de escolha em relação ao dízimo. Além disso, a frequência e a maneira como esse ato é realizado podem variar de acordo com a cultura e as convicções religiosas de cada indivíduo.

O que acontece com quem não paga dízimo?

Ao não pagar o dízimo, os indivíduos podem enfrentar consequências tanto financeiras como espirituais. Financeiramente, podem experimentar dificuldades, pois acreditam que ao não retribuir parte dos seus ganhos para a igreja, estão se privando das bênçãos divinas.

É fundamental compreender que o pagamento do dízimo é uma forma de contribuição para a comunidade religiosa a qual se faz parte. Acredita-se que essa contribuição financeira seja uma forma de demonstrar fidelidade a Deus e ajudar no sustento da igreja e seus projetos sociais.

Versículos sobre Dízimos e Ofertas

O que Jesus diz sobre dízimos e ofertas?

Embora Jesus não tenha falado muito especificamente sobre dízimos e ofertas, ele abordou o tema de uma maneira que oferece orientação clara. Em Mateus 23:23, Jesus disse aos fariseus:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.”

Isso sugere que, embora o dízimo seja importante, não deve ser feito às custas de ignorar valores mais profundos, como justiça, misericórdia e fé. No evangelho de Lucas, Jesus também falou sobre a doação com alegria e autenticidade. Lucas 21:1-4 relata a história da viúva pobre que deu duas pequenas moedas como oferta no templo. Embora sua doação fosse pequena em valor monetário, Jesus declarou que ela tinha dado mais do que todos os outros, porque ela tinha dado tudo o que tinha para viver. Através desta história, Jesus ensina que a generosidade verdadeira e significativa não é determinada pelo valor da doação, mas pelo coração do doador.

Banner grupo WPP
Redator Josianne Rodrigues

Redatora na empresa Cuca de Crente, fornecendo conhecimento e inspiração para a comunidade de leitores, insights preciosos e análises aprofundadas. Contribuindo para a expansão do site Cuca de Crente.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

Versículos sobre pecado

69 Melhores versículos sobre pecado: Melhores Passagens

03/04/2024
versículos sobre obediência

49 Melhores versículos sobre obediência a Deus e as autoridades

03/04/2024
versículos sobre a Salvação

97 Melhores Versículos sobre a Salvação

02/04/2024
versículos sobre Propósito

49 Melhores Versículos sobre Propósito: Passagens Marcantes

02/04/2024
Versículos sobre o Cuidado de Deus

49 Melhores Versículos sobre o Cuidado de Deus Conosco

28/03/2024
versículos sobre mentira

49 Melhores versículos sobre mentira

28/03/2024
versículos sobre libertação

39 Melhores versículos sobre libertação: Mensagens poderosas

27/03/2024
Versículos de Bondade de Deus

49 Versículos de Bondade de Deus: Passagens sobre como Deus é bom

27/03/2024
Versículos da Bíblia sobre Tristeza

49 Melhores Versículos da Bíblia sobre Tristeza: Passagens para conforto

27/03/2024
versículos para namorados

49 Melhores versículos para namorados: Passagens românticas

27/03/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.