39 Melhores Versículos sobre dívidas na bíblia

Veja os 39 melhores Versículos sobre dívidas para abençoar sua vida financeira, de forma que agrade ao coração de Deus.
Redator

Por: Victoria

Redatora Cuca de Crente

14/09/2023

X

Em tempos tão controversos como estes, as dívidas são quase que inevitáveis, isso devido a nosso sistema político visa somente o bem-estar burguês, mas bem sabemos que tudo podemos naquele que nos fortalece, por isso veja os Versículos sobre dívidas.

Os versículos sobre dívidas são versículos que não só trazem um manual para vivermos uma vida financeira plena, mas também para não acabarmos por nos corromper com pensamentos negativos que nos afastem de Deus. Com esses versículos sobre dívidas temos a chance de viver uma plenitude cristã, mesmo que com um mundo tão complexo. Por isso continue a ler o resto de nosso artigo para saber mais sobre estes versículos.

39 Versículos sobre dívidas

Veja a seguir os 39 versículos sobre dívidas que irão abençoar sua vida financeira, segundo o coração de Deus, com plano de paz para sua vida para que você possa viver o melhor dessa terra. Pois nossos tesouros estão no céu, porém Deus quer que comecemos a viver as bençãos de Deus aqui na terra, devemos viver em comunhão e abundância aqui na terra também para ter uma vida de bem-estar com Deus.

1. Provérbios 22:7

O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.

2. Lucas 14:28-30

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: “Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar”.

3. Lucas 16:5

E, chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor?

4. Provérbios 22:26-27

Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?

5. Provérbios 17:18

O homem falto de entendimento compromete-se, ficando por fiador na presença do seu amigo.

6. Mateus 18:27

Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida.

7. Mateus 6:12

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

8. Provérbios 6:1-5

Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, e te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca; Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, já que caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro. Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras. Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.

9. Lucas 7:43

E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

10. Deuteronômio 15:1-2

No final de cada sete anos as dívidas deverão ser canceladas. Isso deverá ser feito da seguinte forma: todo credor cancelará o empréstimo que fez ao seu próximo. Nenhum israelita exigirá pagamento de seu próximo ou de seu parente, porque foi proclamado o tempo do Senhor para o cancelamento das dívidas.

11. 1 Coríntios 7:23

Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.

12. Romanos 8:12

De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.

13. Colossenses 2:13-15

Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

14. Mateus 18:23-35

Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. “O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. “Mas, quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve!’ “Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu pagarei a você’. “Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. “Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?’ Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. “Assim também fará meu Pai celestial a vocês se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

15. Deuteronômio 28:15,43-45

Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás; Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.

E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado.

16. Salmos 37:21 

Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade.

17. Deuteronômio 15:5,6

Se somente ouvires diligentemente a voz do Senhor teu Deus para cuidares em cumprir todos estes mandamentos que hoje te ordeno;

Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te tem falado; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti.

18. Provérbios 13:11

O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.

19. Romanos 13:7,8

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

20. Eclesiastes 5:4,5

Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.

21. Deuteronômio 24:6

Não tomem as duas pedras de moinho, nem mesmo apenas a pedra de cima, como garantia de uma dívida, pois isso seria tomar como garantia o meio de subsistência do devedor.

22. Êxodo 22:25-27

Se fizerem empréstimo a alguém do meu povo, a algum necessitado que viva entre vocês, não cobrem juros dele; não emprestem visando lucro. Se tomarem como garantia o manto do seu próximo, devolvam-no até o pôr-do-sol, porque o manto é a única coberta que ele possui para o corpo. Em que mais se deitaria? Quando ele clamar a mim, eu o ouvirei, pois sou misericordioso.

23. Levítico 25:39-42

Se alguém do seu povo empobrecer e se vender a algum de vocês, não o façam trabalhar como escravo. Ele deverá ser tratado como trabalhador contratado ou como residente temporário; trabalhará para quem o comprou até o ano do jubileu.

Então ele e os seus filhos estarão livres, e ele poderá voltar para o seu próprio clã e para a propriedade dos seus antepassados. Pois os israelitas são meus servos, a quem tirei da terra do Egito; não poderão ser vendidos como escravos.

24. Deuteronômio 15:7,8

Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, lhe está dando, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre. Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar.

25.Deuteronômio 23:19,20

Não cobrem juros de um israelita, por dinheiro, alimento, ou qualquer outra coisa que possa render juros. Vocês poderão cobrar juros do estrangeiro, mas não do seu irmão israelita, para que o Senhor, o seu Deus, os abençoe em tudo o que vocês fizerem na terra em que estão entrando para dela tomar posse.

26. Deuteronômio 24:10-13

Quando um de vocês fizer um empréstimo de qualquer tipo ao seu próximo, não entre na casa dele para apanhar o que ele lhe oferecer como penhor. Fique do lado de fora e deixe que o homem, a quem você está fazendo o empréstimo, traga a você o penhor.

Se o homem for pobre, não vá dormir tendo com você o penhor. Devolva-lhe o manto ao pôr-do-sol, para que ele possa usá-lo para dormir, e lhe seja grato. Isso será considerado um ato de justiça pelo Senhor, o seu Deus.

27. Provérbios 28:8

Quem aumenta sua riqueza com juros exorbitantes ajunta para algum outro, que será bondoso com os pobres.

28. Ezequiel 18:5,7,8

Suponhamos que haja um certo justo que faz o que é certo e direito. Ele não oprime a ninguém, mas devolve o que tomou como garantia num empréstimo. Não comete roubos, mas dá a comida aos famintos e fornece roupas para os despidos. Ele não empresta visando lucro nem cobra juros. Ele retém a sua mão para não cometer erro e julga com justiça entre dois homens.

29. Amós 2:6

Assim diz o SENHOR: “Por três transgressões de Israel, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Vendem por prata o justo, e por um par de sandálias o pobre.

30. Mateus 5:42

Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.

31. Deuteronômio 15:1-4

No final de cada sete anos as dívidas deverão ser canceladas. Isso deverá ser feito da seguinte forma: Todo credor cancelará o empréstimo que fez ao seu próximo. Nenhum israelita exigirá pagamento de seu próximo ou de seu parente, porque foi proclamado o tempo do Senhor para o cancelamento das dívidas.

Vocês poderão exigir pagamento do estrangeiro, mas terão que cancelar qualquer dívida de seus irmãos israelitas. Assim, não deverá haver pobre algum no meio de vocês, pois na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando como herança para que dela tomem posse, ele os abençoará ricamente,

32. Mateus 6:12

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

33. Lucas 6:30

Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva.

34. Jó 24:9

A criança órfã é arrancada do seio de sua mãe; o recém-nascido do pobre é tomado para pagar uma dívida.

35. Filipenses 4:19

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

36. Filipenses 4:11-13

Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

37. Hebreus 13:5

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

38. Salmos 37:25

Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.

39. Mateus 6:31-33

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

O que Deus fala na Bíblia sobre dívidas?

Entretanto, o que Deus fala na Bíblia sobre dívidas? Afinal, quem melhor que o dono do mundo, de todo o mundo e de todo entendimento para nos explicar como viver em sociedade. Deus diz nas escrituras de provérbios 22:7 a respeito das dívidas e diz que aquele que pega dinheiro emprestado é servo de quem nos empresta. Neste um dos muitos versículos sobre dívidas. Ele retrata um conceito da filosofia, no caso o capitalismo.

Isso porque o fundamento do capitalismo é a exploração do outro a fim de um lucro maior para si próprio, o que acontece em empréstimos com agiotas e bancos, mas claro que existem diversos tipos de dívidas. E os versículos sobre dívidas nos alertam a respeito para podermos nos mantermos em constante atenção e administrando nossos bens para não cairmos em dívidas. Fugindo do consumismo, por exemplo.

Os versículos sobre dívidas nos trazem o manual segundo a mente do maior administrador do mundo para nossas vidas, nos tirando de armadilhas financeiras e trazendo luz e vida para nossa vida. Afinal, o maior manual para a vida está na bíblia. Para os pregadores de plantão que acessam nosso site, em algum momento deve ter se perguntado quais os versículos sobre dízimos e ofertas para falar em seus sermões, pensando nisso, separamos os melhores versículos em nosso artigo, acesse-o para saber mais.  

O que Deus fala sobre dificuldade financeira?

No entanto, o que Deus fala sobre dificuldade financeira, o que o criador do mundo tem a dizer sobre sua dificuldade financeira e como isso pode te ajudar a melhorar sua vida financeira. Os versículos sobre dívidas nos servem para ajudar-nos em nossas vidas, e para nos ajudar em nossas finanças para termos prosperidade em um dos muitos versículos ressaltados na bíblia.

Provérbios 21:20 diz que devemos gastar menos do que já temos, pois desta forma aprendemos diversos dos princípios como o da paciência e nos livramos de dívidas e também de pecados como o da luxúria e vaidade que somente adoecem nosso coração, por isso este é um dos melhores Versículos sobre dívidas.

E com estes versículos sobre dívidas temos muito a aprender não tão somente, mas a praticar. A bíblia nos remete a muitas coisas boas e nos liberta de nossa própria mente e do engano, por isso devemos buscar nosso socorro na palavra. Cansado de suas dívidas? Quem melhor que Deus para fazer um milagre em sua vida? Veja em nosso artigo os salmos para pagar suas dívidas e dessa forma caminhar segundo o coração de Deus.

Qual o salmos das dívidas?

Você viu diferentes tipos de livros da bíblia e o que eles falam da dívida, mas qual o salmo das dívidas? A bíblia num todo é um lugar que se faz presente na presença de Deus. Mas quando se trata de salmos a modalidade é tão boa que nos ajuda a fortalecer e crescer assim como os outros livros. Mas, no entanto, vamos te mostrar os versículos sobre dívidas no livro de salmos.

O primeiro versículo a ser citado é Versículos sobre dívidas, é o famoso salmos 23 “o senhor é meu pastor e nada me faltará” este é o mais famoso, isso porque ele nos mostra que ao colocarmos Deus em primeiro em nossas vidas o resto nos é acrescentado.

Portanto, não cabe a nós nos preocuparmos se o próprio Deus já está a zelar por nós e trazer em Versículos sobre dívidas ajuda e refrigério para nossas vidas de maneira que nos auxilie não somente em uma área, mas em toda. Saber somente sobre as dívidas não surtem efeito como o desejado, nós devemos saber também  o que a bíblia fala sobre dívidas, Para podermos embasar nossa vida na palavra.

melhores Versículos sobre dívidas

Versículos sobre dívidas e aprenda como sair delas

Você já viu os versículos sobre dívidas e aprenda como sair delas a partir delas o entendimento surgirá naturalmente e agora colocaremos duas questões que os cristãos devem ter em mente para ser prósperos nesta área.

O crente que deve e não paga ele está indo contra a palavra genuína de Deus que diz que não devemos descumprir com nossa palavra, em Mateus 5:37 Jesus retrata isso, e quem não anda por meio desta verdade anda no maligno. E como já dizia o dito popular “quem mente é o filho do diabo” Agora que você já sabe mais sobre os versículos a respeito de dívidas recomendamos que você veja os versículos sobre finanças para que todas as áreas da sua vida financeira possam ir para a frente através da palavra.

Banner grupo WPP
Redator Victoria Carolline

Redatora na empresa Cuca de Crente, fornecendo insights valiosos, análises aprofundadas e orientações práticas sobre conhecimentos bíblicos. Contribuindo para a expansão do site Cuca de Crente.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

versículos para saudação

27 Melhores versículos para saudação na Igreja

26/07/2024
versículos sobre a Saúde

47 Melhores Versículos sobre a Saúde

26/07/2024
João 16:33

João 16:33

23/07/2024
João 8: 32

João 8:32 

23/07/2024
Filipenses 4:13

Filipenses 4:13

23/07/2024
João 14: 6

João 14:6

23/07/2024
Josué 1: 9-13

Josué 1:9-13

23/07/2024
versículos para homens

129 Melhores versículos para homens

19/07/2024
versículos sobre renúncia

37 Melhores versículos sobre renúncia na bíblia

19/07/2024
versículos para quem está doente

39 Versículos para quem está doente, declare cura!

18/07/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.