10 Alertas na Bíblia que Precisamos Levar Mais a Sério

10 Alertas na Bíblia que Precisamos Levar Mais a Sério. Veja mais sobre o assunto em nosso conteúdo.
Redator

Por: Iara

Redatora no site Cuca de Crente

04/04/2024

X

Apesar de a Bíblia nos advertir sobre atitudes e atividades das quais devemos nos afastar, até que ponto os cristãos seguem seriamente os conselhos bíblicos?

As advertências de Deus são para o nosso bem, e ignorar Sua orientação e mandamentos nos expõe ao erro. Para nos ajudar a manter nossos passos no caminho que conduz à vida, a seguir estão 10 alertas bíblicos que os seguidores de Cristo deveriam levar mais a sério.

1. Evite Agradar as Pessoas a Todo Custo

    Na era das Redes Sociais, é fácil se envolver na busca por “curtidas” e “compartilhamentos”, focando mais em ser aceito do que em falar a verdade de Deus.

    Se nossos objetivos são ser populares e bem vistos, talvez precisemos considerar esta promessa na Bíblia:

    “Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu. Como vocês não são do mundo, mas Eu os escolhi do mundo, por isso o mundo os odeia.” (João 15:19)

    Ter “inimigos” não significa necessariamente que estamos no caminho certo, mas se estamos comprometidos em falar a verdade em vez de lisonjas, nem todos responderão com louvor e afeto. Por todo o mundo, crentes são perseguidos e rejeitados por seu compromisso em compartilhar sobre a vida de Jesus.

    Qualquer que seja a situação que você enfrente, em vez de recuar ou agradar os outros por medo, encontre encorajamento e ousadia sabendo que estamos em boa companhia com Jesus. Leia mais: Arqueólogos Descobrem Anel de Ouro Antigo com a Face de Cristo!

    2. Viva com Cuidado

      Com tantas vozes e opiniões bombardeando nossos pensamentos hoje, podemos ser desviados do caminho sem mesmo perceber a direção para a qual estamos indo. Efésios 5:15 adverte:

      “Portanto, vejam bem como vocês vivem, não como insensatos, mas como sábios.”

      Como escolhemos viver importa. As escolhas diárias que fazemos somam uma vida, então, ao tomar decisões diárias, é bom considerar como olharemos para nossas decisões vinte anos no futuro, e como elas podem afetar nossa vida no geral.

      Na Bíblia em Romanos 12:2 instiga:

      “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de testar e aprovar a vontade de Deus — sua boa, agradável e perfeita vontade.”

      Focar mais na verdade de Deus, em vez do que o mundo diz ser verdade, renovará nossas mentes, transformará nossos pensamentos e nos levará a seguir Sua vontade para nossas vidas.

      3. Teste os Espíritos

        Muitas pessoas são rápidas em aderir a novas ideias e tendências. No entanto, considere as seguintes palavras:

        “Amados, não creiam em todo espírito, mas testem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo” (1 João 4:1).

        Então, como testamos os espíritos? Muitas vezes, nossos próprios sentimentos e entendimento podem nos levar ao erro, como descreve na Bíblia Provérbios 16:25:

        “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.”

        Em vez disso, a Escritura nos insta a

        “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5-6).

        Ao nos voltarmos para a palavra de Deus para ver o que está escrito sobre uma nova ideia ou tendência, junto com orar e pedir a Deus para revelar a verdade, podemos testar os espíritos.

        4. Deixe de Lado Palavras Vazias

          Por que as palavras são tão importantes? Realmente importa o que dizemos?

          Jesus explicou por que elas importam:

          “Mas eu digo que no dia do juízo os homens terão de dar conta de toda palavra frívola que tiverem falado” (Mateus 12:36).

          Então, o que exatamente é uma palavra vazia?

          “Não saia da boca de vocês nenhuma palavra torpe, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).

          Efésios 5:4 continua explicando com mais detalhes:

          “Nem obscenidades, nem conversas tolas ou gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, sim, ação de graças.”

          Mesmo que tenhamos falado palavras vazias no passado, daqui para frente podemos nos comprometer a escolher nossas palavras com cuidado. Como Colossenses 4:6 incentiva:

          “Sejam sempre amáveis em sua fala e mantenham o sal, para saberem como responder a cada um.”

          Como Davi, podemos dedicar nossas palavras a Deus.

          “Sejam, pois, agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” (Salmos 19:14).

          5. Abandone a Vingança

            Como cristãos, como lidamos ao sermos caluniados, injustiçados, maltratados ou enganados em coisas como promoções, posições ou pertences que deveriam ter sido nossos por direito?

            Seguimos o protocolo social atual, como ir online para expor a injustiça e espalhar a palavra do que o ofensor nos fez? Ou entregamos o erro a Deus e confiamos Nele para fazer o certo?

            A Escritura insta:

            “Não diga: ‘Eu o pagarei pelo mal que fez!’ Espere pelo Senhor, e ele o salvará” (Provérbios 20:22).

            Jesus é o exemplo supremo de confiança em Deus, como descrito em 1 Pedro 2:23:

            “Quando o insultavam, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças. Em vez disso, entregava-se Àquele que julga com justiça.”

            No sofrimento, podemos olhar para Cristo e seguir Seus passos como nosso exemplo em passar por ele (1 Pedro 2:21).

            6. Use Seu Poder de Influência com Sabedoria

              Alguém já te incentivou ou te pressionou a experimentar certas atividades com potencial para te desviar de Deus?

              Se sim, considere o que

              “Jesus disse a Seus discípulos: ‘É inevitável que venham escândalos, mas ai daquele por meio de quem eles vêm!'” (Lucas 17:1).

              Enfatizando a seriedade de levar outros ao erro, Jesus disse:

              “Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor para ele que uma grande pedra de moinho fosse pendurada em seu pescoço e ele fosse lançado no mar” (Mateus 18:6).

              É importante para nós sermos extremamente cuidadosos sobre como influenciamos os outros, compreendendo o aviso de Deus sobre levar os outros ao erro. 1 Tessalonicenses 5:11 nos insta a encorajar uns aos outros e edificar uns aos outros.

              Da mesma forma, na Bíblia em Hebreus 10:24 diz:

              “E consideremos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras.”

              7. Diga “Não” à Imitação do Mal

                Na sociedade de hoje, não é incomum ver indivíduos adotando a aparência, as falas e os comportamentos de celebridades populares, livros e personagens de filmes de caráter duvidoso — vestindo-se como eles se vestem, adotando seus lemas como próprios e assumindo suas personas no geral.

                Talvez pareça apenas uma coisa divertida e inofensiva a fazer, mas veja o que 3 João 1:11 tem a dizer sobre isso.

                “Amado, não imite o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; quem faz o mal não viu a Deus” (3 João 1:11).

                Embora seja fácil se deixar levar pelo charme e simpatia de personagens astutos e rebeldes, a Escritura nos adverte a “Afastem-se de toda forma de mal” (1 Tessalonicenses 5:22).

                Como 1 Pedro 2:21 insta, ao procurar um modelo de vida, siga o exemplo de Jesus.

                8. Cumpra Seus Votos a Deus

                  Alguns cristãos podem acreditar que, como vivemos sob a graça, não somos obrigados a cumprir nossos votos a Deus porque já estamos perdoados, Ele entenderá, e isso realmente não importa para Ele.

                  No entanto, na Bíblia em Deuteronômio 23:21 afirma:

                  “Se você fizer um voto ao Senhor seu Deus, não demore em cumpri-lo, pois o Senhor seu Deus certamente exigirá isso de você, e você será culpado de pecado.”

                  Desde quebrar votos de casamento até prometer a Deus várias coisas em momentos de crise, muitos indivíduos racionalizam não manter sua palavra com Ele.

                  Ainda assim, Números 30:2 insta:

                  “Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou fizer um juramento para se obrigar por uma promessa, não deverá quebrar sua palavra, mas deve fazer tudo o que disse.”

                  Deus é fiel e mantém Sua palavra conosco. Deuteronômio 7:9 nos lembra:

                  “Saibam, portanto, que o Senhor seu Deus é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém sua aliança de amor a mil gerações daqueles que o amam e guardam seus mandamentos.”

                  Quando for tentado a quebrar sua palavra a Deus, peça a Ele que o ajude a ser fiel, como Ele é fiel a você.

                  Bíblia

                  9. Evite o Pecado Sexual

                    1 Coríntios 6:18 adverte:

                    “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete são fora do corpo, mas quem peca sexualmente, peca contra o próprio corpo.”

                    Infelizmente, até cristãos se envolvem em visualizar pornografia, participar de uma sociedade de encontros casuais e flertar com tentações adúlteras. Sites online e aplicativos de telefone tornam mais fácil do que nunca ser tentado e oferecem oportunidades intermináveis para perseguir o pecado sexual.

                    No entanto, a Bíblia em 1 Tessalonicenses 4:3 explica

                    “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: que se abstenham da imoralidade sexual.”

                    Como a palavra de Deus encoraja:

                    “Portanto, irmãos, em vista da misericórdia de Deus, ofereço seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o seu culto racional” (Romanos 12:1).

                    Se você luta contra o pecado sexual, peça a Deus para ajudá-lo a resistir às suas tentações. Como 1 Coríntios 10:13 assegura:

                    “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; e Deus é fiel, não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação também providenciará o escape, para que possais suportá-la.”

                    10. Recuse-se a Chamar o Mal de Bem

                      A Bíblia adverte em Isaías 5:20:

                      “Ai daqueles que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem das trevas luz e da luz, trevas; que fazem do amargo doce e do doce, amargo.”

                      Nossa sociedade atual, incluindo cada vez mais igrejas, está no processo de chamar de bom o que Deus chamou de mal. À medida que os governos estão criando novas leis no país, renomeando e legalizando práticas pecaminosas, muitas são as igrejas que se juntam mudando doutrinas para apoiar a cultura.

                      Efésios 5:11-12 adverte:

                      “Não participem das obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, exponham-nas. Pois é vergonhoso até mesmo mencionar o que os desobedientes fazem em segredo.”

                      Ao olhar para o que a Bíblia diz e buscar a Deus por sabedoria e entendimento, podemos resistir a chamar o que é mal de bom e, em vez disso, buscar uma vida que seja

                      “aceitável e agradável a Ele” (Filipenses 4:18)

                      para que possamos produzir bons frutos e crescer em nosso amor e conhecimento de nosso Pai.

                      Banner grupo WPP
                      Redator Iara Santana Lima

                      Iara escreve conteúdos para o blog Cuca de Crente falando sobre diversos assunto bíblicos, então se você gosta de assunto relacionados de De Gênesis a Apocalipse está com a pessoa certa!

                      Ver todos os posts

                      Compartilhe:

                      Conteúdo Relacionado

                      qual o dia da bíblia

                      Qual o dia da bíblia? Ideias para fazer em sua igreja

                      29/05/2024
                      Sermão da Montanha

                      Sermão da Montanha Reflexão com Estudo Bíblico Completo

                      29/05/2024
                      quem são os missionários

                      Quem são os missionários? O que faz? Qual o propósito? Estudo completo

                      29/05/2024
                      o que é pastor

                      O que é um pastor? A função do pastor com estudo bíblico

                      29/05/2024
                      dia do pastor

                      Qual dia do pastor evangélico? Ideias do que fazer em sua igreja

                      28/05/2024
                      Salmo 17:8

                      Salmo 17:8 – Menina dos olhos de Deus (Estudo Bíblico)

                      28/05/2024
                      Nomes bíblicos femininos

                      127 Nomes bíblicos femininos com Significado

                      28/05/2024
                      Nomes bíblicos masculinos

                      127 Nomes bíblicos masculinos com Significado

                      28/05/2024
                      Plano de Leitura Bíblica

                      Plano de Leitura Bíblica 2024: 12 Tipos para ler a bíblia agora mesmo

                      28/05/2024
                      Frases Bíblicas

                      197 Frases Bíblicas para Status: Só Copiar e Colar

                      24/05/2024
                      Política de Privacidade | Termos de Uso

                      Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

                      Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.