Quantos Capítulos e Versículos Tem a Bíblia Sagrada?

Saber quantos capítulos tem a bíblia e uma forma de aprimorar seus conhecimentos sobre o livro sagrado. Entenda como foram divididos os capítulos e versículos, quantos a livros e captulos a bíblia evangélica possuí e qual a quantidade total de versículos na bíblia. Tenha propriedade de conhecimento das escrituras sagradas de forma clara e objetiva.
Redator

Por: Chalise

Redatora Cuca de Crente

06/12/2023

X

Quer saber quantos capítulos tem a bíblia sagrada? Fazer o estudo da bíblia é uma das primeiras atividades como cristão, entender como ela é dividida, como foi elaborada, diferenças e outras características próprias do livro sagrado nos dá maior propriedade de conhecimento e permite que tenhamos melhor organização e facilidade de identificar e buscar posicionamentos dentro do livro. 

Neste post você irá descobrir exatamente quantos capítulos tem a bíblia, quantos capítulos e versículos possui, como foi feita a divisão da Bíblia em capítulos e versículos e quantos capítulos tem cada livro da Bíblia. Reunimos também informações comparativas para que você aprenda quantos capítulos tem a bíblia Evangélica e a Bíblia Católica, quantidade de versículos da Bíblia, quantos capítulos e versículos tem toda a Bíblia e qual a quantidade de livros tem a Bíblia no Antigo e no Novo Testamento. 

Saber todas essas informações sobre quantos capítulos tem a bíblia é muito importante para que você tenha a ciência da divisão da bíblia, assim seus estudos e conhecimento passarão a ter maior eficiência e também melhor orientação quando precisar localizar uma passagem. Independente da sua posição essas informações são importantes para todos os leitores da bíblia, sejam líderes religiosos ou apenas leitores da palavra. Acompanhe e passe a ter mais entendimento pela escritura sagrada e saber exatamente quantos livros tem a bíblia evangélica. 

Quantos Capítulos e Versículos Tem a Bíblia Sagrada?

Quantos livros, capítulos e versículos tem a bíblia sagrada? Capítulo e o nome dado a divisão do texto em questão, sua demarcação é feita por números ou subtítulos, durante a leitura da bíblia nos deparamos com diversos capítulos. Afinal quantos capítulos tem a bíblia e como são divididos? Os versículos usados para dividir os capítulos, sendo definido como uma pequeno parágrafo nos livros sagrados como a bíblia. Como sabemos a bíblia sagrada é dividida em capítulos, assim temos as seguintes divisões: 

A bíblia possui uma variedade de tamanhos de versículos sendo o mais longo o Salmo 119 que possui 176 versículos, já o menor capítulos e o Salmo 117, que apresenta apenas dois versículos. Em quantidade geral a bíblia possui 31,102 versículos Podemos observar que a versão Católica e a versão Ortodoxa possui mais quantidade de capítulos, isso ocorre porque ambas acrescentam mais livros a bíblia aumentando o número e interferindo em quantos capítulos tem a bíblia. 

Como a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos?

Como a bíblia foi dividida em capítulos e versículos? Durante as escrituras originais do livro sagrado não haviam capítulos e versículos. Por este motivo, ao ler uma passagem bíblica é necessário ler o seu contexto para compreender exatamente, pois não foi escrita para leitura independente. Após alguns anos os leitores passaram a dividir os livros em partes menores, pois notaram que ao fazer a divisão tiveram como melhora a memorização e também maior facilidade para encontrar passagens. 

Foi durante o século XVI que as escrituras sagradas passaram a ser divididas em capítulos por um arcebispo chamado Stephen Langton. Desde então as bolsas passaram a ser divididas em capítulos e adotaram a divisão de Langton, assim as publicações das versões passaram a ter a mesma quantidade de capítulos. Hoje é possível encontrar variações na quantidade de capítulos devido a versos e orientações teológicas. 

Após a divisão das passagens em capítulos ainda no século XVI além de capítulos as passagens também foram divididas em versículos, o responsável pela divisão na época foi um frade domiciano chamado Robert Estienne. O trabalho da divisão teve como base outras divisões feitas na época em trabalhos semelhantes e também inspirado pelos judeus durante a divisão do Antigo Testamento.

Nos dias atuais as traduções da maior parte das das bíblias ainda seguem a divisão de Estienne, porém é possível encontrar diferentes divisões de versículos, é importante entender que não há um número exato e correto de versículos que todas as traduções tenham que ter obrigatoriamente. Como vimos no tópico anterior a bíblia possui mais de 31.000 versículos. 

Quantos capítulos tem cada livro da Bíblia 

Livos Capítulos

Gênesis50
Êxodo40
Levítico27
Números36
Deuteronômio34
Josué24
Juízes21
Rute4
1 Samuel31
2 Samuel24
1 Reis22
2 Reis25
1 Crônicas29
2 Crônicas36
Esdras10
Neemias13
Ester10
42
Salmos150
Provérbios31
Eclesiastes12
Cânticos8
Isaías66
Jeremias52
Lamentações de Jeremias5
Ezequiel48
Daniel12
Oseias14
Joel3
Amós9
Obadias1
Jonas4
Miquéias7
Naum3
Habacuque3
Sofonias3
Ageu2
Zacarias14
Malaquias4

Total – 929

Mateus28
Marcos16
Lucas24
João21
Atos dos Apóstolos26
Romanos16
1 Coríntios16
2 Coríntios13
Gálatas6
Efésios6
Filipenses4
Colossenses4
1 Tessalonicenses5
2 Tessalonicenses3
1 Timóteo6
2 Timóteo4
Tito3
Filemom1
Hebreus13
Tiago5
1 Pedro5
2 Pedro3
1 João5
2 João1
3 João1
Judas1
Apocalipse22

Total – 260 

Quantos capítulos tem a Bíblia Evangélica e a Bíblia Católica?

Quantos capítulos tem a Bíblia Evangélica e a Bíblia Católica? A resposta é que depende, pois cada editora adota equipes diferentes para elaborar as traduções e também há variações entre adições de livros. Assim podemos nos deparar com algumas diferenças nas quantidades de capítulos e versículos de cada orientação teológica seja Protestante ou Católica.

Quantos capítulos tem a bíblia evangélica? 

Quantos capítulos tem a bíblia evangélica? A princípio temos a quantidade de capítulos de bíblias do Antigo e novo Testamento de edições Protestantes publicadas na Nova Tradução na Linguagem de hoje, segundo a Sociedade Bíblica do Brasil: 

        Antigo Testamento.           Novo Testamento.       Total

 Livro.               39.                                   27.                                 66

Capítulos         929.                                 260.                               1189

Versículos.       23.146.                            7957.                            31103

Quantos capítulos tem a bíblia Católica? 

Quantos capítulos tem a bíblia Católica? Já a versão utilizada pela igreja católica possui as seguintes quantidades: 

                 Antigo Testamento.           Novo Testamento.    

 Livro.               46.                                         27.                            

Capítulos          929                                     268                                                          

Quantidade de capítulos diferentes entre as bíblias

Para explicar melhor quantos capítulos tem a bíblia precisamos entender a respeito dessa variação. Algumas versões podem conter mais ou menos capítulos, por isso não é possível responder exatamente qual a quantidade de capítulos exata de uma bíblia. A diferença entre as quantidades de de livros e capítulos em relação às bíblias protestantes se dá pela inclusão de outros livros feito pela igreja católica, livros que não se aplicam às versões evangélicas são eles: 

A adição destes livros na versão da bíblia católica explica a quantidade maior de livros e capítulos presentes e a menor quantidade quanto nas bíblias protestantes. Também podem haver pequenas divergências entre as próprias versões protestantes pelo simples fato de serem traduções diferentes feitas por autores distintos. 

Quantos versículos tem a Bíblia?

Quantos versículos tem a bíblia sagrada? Como vimos, os versículos são pequenos parágrafos que dividem os capítulos. A divisão nos ajuda a memorizar e também a encontrar determinadas passagens com mais facilidade. A bíblia possui 31.102 versículos que separam os capítulos dos livros. A bíblia é uma junção de livros sagrados. 

Quantos capítulos e versículos tem toda a Bíblia?

Quantos capítulos e versículos tem a bíblia sagrada? A quantidade total de capítulos e versículos dependerá da origem da orientação teológica, pois como podemos acompanhar durante o decorrer do conteúdo é possível encontrar variações devido a influências como: versões diferentes, inclusão de livros pertencentes a teologia católica, particularidades das próprias editoras quanto na escolha dos profissionais envolvidos na tradução, agrupamento de capítulos e muitas outras variáveis. 

Porém temos um número estabelecido mas que não impõe regra. A soma da quantidade de capítulos é de 1.189 e 31.102 versículos é uma quantidade de referência, mas que não se aplica para todas as versões e traduções disponíveis, inclusive para as traduções feitas na linguagem dos dias de hoje. É possível encontrar versões conceituadas como King James e Almeida que não são exatamente a mesma quantidade de capítulos entre elas.

Quantos livros capítulos e versículos tem a bíblia sagrada? 

Quantos livros, capítulos e versículos tem a bíblia sagrada? Agora que você já pode entender mais sobre a divisão atribuída às escrituras sagradas é possível identificar com maior facilidade todas as divisões e quantidades. Reveja as quantidades: 

Bíblia Protestante: 

        Antigo Testamento.           Novo Testamento.       Total

 Livro.               39.                                   27.                  66

Capítulos         929.                                 260.                1189

Versículos.       23.146.                            7957.              31.103

Bíblia Católica: 

                Antigo Testamento.           Novo Testamento.    Total

 Livro.               46.                                         27.                73     

Capítulos         929                                        268.              1197

Versículos                                                                          31102

Quantos livros tem a Bíblia no Antigo e no Novo Testamento?

Quantos livros tem a Bíblia no Antigo e no Novo Testamento? A palavra divina está dividida em duas grandes partes, são elas o Antigo e Novo Testamento. Essa divisão tem o objetivo de dar mais sentido ao tempo cronológico do que é tratado, quando falamos em partes nos referimos a dois períodos em que Deus fez alianças com humanos.

Na primeira parte, ou seja, no Antigo testamento Deus fez alianças sobre a origem da humanidade, com promessa ao povo de Israel com a chegada do Messias. Já na segunda parte nomeada com o Novo Testamento Deus reforça a aliança com seu povo através da vinda de Jesus e a disseminação do evangelho ao povo profetizando o fim dos tempos e a volta de Cristo. 

Após a divisão da bíblia o Antigo e o Novo Testamento passaram a ser ainda mais divididos, porém desta vez em livros, ou seja, além de duas partes ganham divisões entre livros. O Antigo Testamento é constituído por 39 livros e o Novo Testamento possui 27 livros

quantos capítulos tem a bíblia

Curiosidades bíblicas 

A resposta para quantos capítulos tem a bíblia pode variar de acordo com versão ou tradução em questão. 

A bíblia possui de 66 a 73 livros, a quantidade pode variar de acordo com a orientação teológica. 

O livro de Mateus possui 28 capítulos. 

O livro de João é um dos mais profundos e espiritualizados da bíblia. 

O livre Gênesis ou Génesis como também é conhecido é o primeiro livro da bíblia. 

E então gostou do nosso conteúdo sobre quantos capítulos tem a bíblia? Esperamos ter feito uma boa orientação, conte conosco para mais conteúdos sobre a palavra de Deus, orientações de estudos e muitas outras informações. 

Banner grupo WPP
Redator Chalise

Redatora na empresa Cuca de Crente, fornecendo insights valiosos, análises aprofundadas e orientações práticas sobre conhecimentos bíblicos. Contribuindo para a expansão do site Cuca de Crente.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

nomes para igrejas

149 Melhores nomes para igrejas evangélicas

07/05/2024
nomes para círculo de oração

127 Melhores nomes para círculo de oração

06/05/2024
nomes bíblicos para grupos

67 Melhores nomes bíblicos para grupos

06/05/2024
nomes para grupo de jovens

143 Melhores Nomes para grupo de jovens da igreja evangélica 2024

06/05/2024
esboço de pregação a atitude de Jairo

Esboço de pregação a atitude de Jairo: Marcos 5:21-35

26/04/2024
Esboço pregação de libertação forte

Esboço pregação de libertação forte: Palavra bíblica e Profunda

25/04/2024
esboço de pregação sobre armadura de Deus

Esboço de pregação sobre armadura de Deus: Efésios 6:10

25/04/2024
esboço de pregação sobre josafá

Esboço de pregação sobre Josafá: Palavra em 2 Crônicas 20

24/04/2024
esboço de pregação sobre dorcas

Esboço de pregação sobre dorcas com explicação Bíblica

23/04/2024
esboço de pregação sobre jonas

Esboço de pregação sobre Jonas: Explicação Bíblica

22/04/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.