Quem foi o primeiro homem a dar o dízimo? Saiba mais

Veja em nosso conteúdo quem foi o primeiro homem a dar o dízimo. Se inspire em nossas dicas e tenha mais conhecimento.
Redator

Por: Victoria

Redatora Cuca de Crente

28/07/2023

X

Durante sua jornada de cristão você sempre deve ter dado o seu dízimos e ofertas, mas afinal quem foi o primeiro homem a dar o dízimo? No decorrer deste artigo responderemos a essa dúvida.

Mas iremos mais além da pergunta de quem foi o primeiro homem a dar o dízimo, e lhe responderemos outras perguntas que provavelmente você nem se fez ainda mas se fará no decorrer deste artigo. E se você quer saber mais não só dessa questão mas de outras coisas bíblicas, e é do Rio de Janeiro, veja  as faculdades de teologia mais próximas de você, para você ficar por dentro de todas as curiosidades bíblicas e se tornar um ”expert” da palavra de Deus.

Quem foi o primeiro a dizimar na Bíblia?

Estamos cansados de saber como funciona o dízimos e ofertas mas quem foi o primeiro a dízimar na bíblia afinal? A primeira vez que houve menção do dízimo na bíblia foi em gênesis.

Em Gênesis relata sobre uma guerra entre quatro reis contra cinco reis em que  Abraão estava do lado dos quatro reis norte onde teve uma grande ajuda de Melquisedeque, para que Abraão conseguisse recuperar seu sobrinho Ló que havia sido capturado.

Abraão em gratidão pela ajuda de Melquisedeque, ele dá para ele o dízimo de tudo que eles conquistaram na guerra, portanto quem foi o primeiro homem a dar o dízimo foi Abraão.

Mas este dízimo não foi atoa, Abraão deu o dízimo como forma não só de gratidão mas também de fidelidade a Deus,  visto que Melquisedeque era um homem de Deus. E essa fidelidade se dava pela famosa promessa da grande nação feita de Abraão.

Quem foi que inventou o dízimo?

Já respondemos à sua pergunta sobre quem foi o primeiro homem a dar o dízimo mas quem foi que inventou o dízimo afinal? E desde quando ele existe? responderemos nos próximos parágrafos.

O dízimo não foi propriamente criado, mas segundo estudiosos desde os primórdios Deus criou o princípio do dízimo ao criar a árvore do bem e do mal dando todas as árvores para que Adão comesse com exceção desta que Deus havia separado para si.

Mas obviamente isso não era por gula de Deus ou por que Deus precisasse disso, mas sim como uma forma de colocar Adão a prova de sua fidelidade, e o resto todos sabemos a história, Deus foi o primeiro a mostrar o princípio da oferta ao dizer que da semente da mulher nasceria o que esmagaria a cabeça da serpente.

Em que tempo e por quem foi instituído o dízimo?

Agora que você já sabe quem foi o primeiro homem a dar o dízimo, no entanto em que tempo e por quem foi instituído o dízimo, sua origem foi na antiguidade e que foi inclusive utilizada por outras religiões.

A palavra dízimo propriamente dita ela é citada pela primeira vez em gênesis quando o primeiro homem a dar seu dízimo o fez e assim trouxe pra nossa história a prática, nesse momento em que ele fez isso Deus instituiu o dízimo e estabeleceu a prática como um princípio de fidelidade e gratidão. Agora que você já sabe quem foi o primeiro homem a dar o dízimo, saiba também o que são ofertas alçadas para que seu próximo dízimos e ofertas possam ter mais significado para você quando souber mais sobre a história do propósito.

O que Jesus falou sobre o dízimo?

Quem foi o primeiro homem a dar o dízimo foi abraão mas saiba o que Jesus falou sobre o dízimo e a oferta, afinal Jesus veio quebrando alguns paradigmas como os de apedrejar os pecadores.

Jesus de forma alguma é contra as ofertas e dízimo desde que feitos com o coração sincero, amor e reconhecendo o favor de Deus para com a pessoa, reconhecendo que tudo aquilo é de Deus e não da pessoa, porque o dízimo não garante lugar no céu a menos que seja feito de todo coração.

A única crítica destinam-se aos fariseus que agiam com hipocrisia dízimando as melhores coisas, no entanto não era de coração e suas práticas eram más e não condiziam com as atitudes de cristo.

O que acontece se não dar dízimo?

Sabemos a história sobre o dízimo, e o que acontece se não dar dízimo? Veja nos próximos parágrafos a seguir sobre isso e veja também as perguntas frequentes sobre o primeiro homem a dar o dízimo.

Não dar o dízimo não necessariamente vai te amaldiçoar ou coisa do tipo já que Jesus julga aquele que da de forma religiosa então não faria sentido colocar o dizimo como uma obrigação.

Deve ser algo dado de coração e além do mais muitas pessoas não possuem poder aquisitivo para pagar o dízimo, os 10%, e como podemos julga-los por não conseguir, no entanto devemos dar conforme nosso coração mandar, até por que o valor será convertido em melhorias para a igreja.

Ainda sobre a área financeira saiba o que a bíblia diz sobre emprestar dinheiro para que você empreste seu dinheiro mas ainda na palavra de Deus e desmistificando a questão.

Quem foi o primeiro homem a dar o dízimo

Perguntas frequentes sobre o primeiro homem a dar o dízimo?

Veja a seguir as perguntas frequentes sobre quem foi o primeiro homem a dar o dízimo para que na próxima vez que te falarem sobre dízimos você ser um “expert” no assunto e saber mais sobre e se tornar um dizimista correto.

Dízimo é lei ou mandamento?

Na realidade não há uma diferença já que há quem diga que são as leis de Moisés ou os 10 mandamentos, no entanto o dízimo não deve ser feito de qualquer jeito mas sim de coração por isso, não, o dízimo não pode ser feito somente por uma obrigação e se for assim nem dízime, pois não chega a Deus.

Quem foi o primeiro homem a dar o dízimo?

Abraão como cita na bíblia foi pai de uma grande nação, mas também foi o pai da fé, e que vem sendo um grande exemplo pra todos nós que mesmo depois de ter seus momentos de incredulidade ainda assim, quem foi o primeiro homem a dar o dízimo? foi ele.

E quem foi o primeiro homem a dar o dízimo tinha uma concubina?

Quem foi o primeiro homem a dar o dízimo tinha sim uma concubina que inclusive foi a mãe de Ismael, Agar concubina de Abraão, que foi o pai de Ismael, que no entanto não era o filho da promessa mas sim, Isaque.

Agora que você já sabe como os dízimos funcionam você não irá mais pecar na sua hora de dizimar, além de alegrar o coração de Deus com seu dízimo de coração e alma.

Banner grupo WPP
Redator Victoria Carolline

Redatora na empresa Cuca de Crente, fornecendo insights valiosos, análises aprofundadas e orientações práticas sobre conhecimentos bíblicos. Contribuindo para a expansão do site Cuca de Crente.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

esboço sobre ana

Esboço sobre Ana: Fé, Perseverança e Milagre

12/07/2024
pregação sobre fé

17 Melhores esboços de pregação sobre fé

12/07/2024
Esboço de pregação para Culto de Ceia

Esboço de Pregação para Culto de Ceia: Guia Completo para uma Ministração Impactante

10/07/2024
Identidade em Cristo

Identidade em Cristo: Descubra a partir de ensinamentos bíblicos

08/07/2024
Esboço de pregação expositiva

10 Esboço de Pregação Expositiva: Guia Completo para Criar Sermões Poderosos

05/07/2024
história de Zaqueu

História de Zaqueu na Bíblia: Estudo completo da vida do publicano

04/07/2024
todas as coisas cooperam para o bem

Todas as coisas cooperam para o bem versículo com explicação

03/07/2024
estudo sobre o salmo 91

Estudo Sobre o Salmo 91: Significado, Interpretação e Aplicações Práticas

03/07/2024
família projeto de Deus

Família projeto de Deus com reflexão da Bíblia

02/07/2024
desenhos de Jesus

Desenho de Jesus para desenhar no caderno: 57 Ideias para ilustrar

01/07/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.