47 Melhores Versículos sobre a Páscoa

Nesta seção, você encontrará 47 versículos bíblicos que abordam diversos aspectos deste evento sagrado.
Redator

Por: Lisandra

Redatora Cuca de Crente

08/05/2024

X

A Páscoa, uma das festividades mais significativas tanto no calendário cristão quanto no judaico, carrega consigo profundas mensagens de renovação, libertação e renascimento espiritual. Nos Versículos sobre a Páscoa, encontram-se diversos versículos que elucidam o significado e a importância desta celebração. Para os cristãos, a Páscoa simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, um momento de alegria e esperança que reafirma a fé na vida eterna. Para os judeus, rememora a libertação da escravidão no Egito, um marco de resistência e fé inabalável no Deus que salva e liberta seu povo.

Compreender os versículos relacionados à Páscoa nos permite mergulhar mais profundamente nas escrituras e extrair lições valiosas aplicáveis à nossa vida cotidiana. Estes versículos não só fortalecem a fé, mas também inspiram a prática do amor, da compaixão e da gratidão. Eles são ferramentas poderosas para renovar nossos corações e mentes durante essa época do ano, incentivando-nos a refletir sobre nossa própria jornada espiritual e sobre como podemos ser agentes de mudança e esperança em um mundo que tanto necessita.

47 Versículos sobre a Páscoa

A Páscoa é uma celebração cristã de extrema importância, marcada pela crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Nesta seção, você encontrará 47 versículos bíblicos que abordam diversos aspectos deste evento sagrado. Estes versículos sobre a páscoa irão enriquecer a sua compreensão do significado da Páscoa, da crucificação e ressurreição de Jesus, e da importância de celebrar esta data especial.

Desde versículos do Antigo Testamento que falam sobre a Páscoa original celebrada pelos israelitas no Egito, até passagens do Novo Testamento que revelam o papel central da Páscoa na fé cristã, estes 47 versículos sobre a páscoa irão fortalecer a sua conexão com este momento tão significativo.

Ao meditar sobre esses versículos da Bíblia sobre a páscoa, você poderá aprofundar a sua compreensão da importância deste evento para a sua vida e para a história da salvação. Esses versículos sobre a páscoa na Bíblia irão inspirar a sua jornada de fé e renovar a sua gratidão pelo sacrifício e amor de Jesus. Veja também os versículos mais conhecidos

1)Êxodo 12:14

 “Este dia vos será por memorial, e celebrareis como festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.”

2)Êxodo 12:17 – 

“Guardai o pão ázimo, porque nesse mesmo dia tirei os vossos exércitos da terra do Egito; portanto, guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.”

3)Êxodo 12:27

 “Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou pelas casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas.”

4)Levítico 23:5 – 

“No mês primeiro, aos catorze dias do mês, pela tardinha, é a Páscoa do Senhor.”

5)Números 9:2-3

 “Celebrem os filhos de Israel a Páscoa a seu tempo determinado.”

6)Deuteronômio 16:1-2 – 

“Guarda o mês de abibe, e celebra a Páscoa ao Senhor teu Deus; porque no mês de abibe o Senhor teu Deus te tirou do Egito, de noite.”

7)Deuteronômio 16:6 – 

“Mas no lugar que o Senhor teu Deus escolher para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a Páscoa à tarde, ao pôr do sol, à hora em que saíste do Egito.”

8)Ezequiel 45:21 – 

“No primeiro mês, no dia catorze do mês, tereis a Páscoa, festa de sete dias; pão ázimo se comerá.”

9)Josué 5:10 – 

“E os filhos de Israel acamparam em Gilgal, e celebraram a Páscoa aos catorze dias do mês, à tarde, nas planícies de Jericó.”

10)2 Crônicas 35:1

 “Josias celebrou a Páscoa ao Senhor em Jerusalém; e mataram o cordeiro da Páscoa no décimo quarto dia do primeiro mês.”

Versículos sobre a páscoa no novo testamento

Ao explorar os versículos sobre a páscoa no Novo Testamento, você descobrirá como este evento sagrado está no centro da fé cristã. Estes versículos revelam o significado profundo da páscoa de Jesus Cristo e a sua vitória sobre o pecado e a morte. Ao meditar nessas passagens, você poderá aprofundar a sua compreensão do papel fundamental da páscoa na história da salvação.

Ao estudar esses e outros versículos do Novo Testamento sobre a páscoa, você poderá entender melhor o significado deste evento crucial para a fé cristã. Esses versículos iluminam a conexão entre a páscoa do Antigo Testamento e a páscoa de Jesus, revelando como Sua morte e ressurreição trouxeram a salvação e a redenção para a humanidade. Veja também as orações da noite

11)Mateus 26:2 – 

“Sabeis que daqui a dois dias é celebrada a Páscoa, e o Filho do homem será entregue para ser crucificado.”

12)Mateus 26:17-19 – 

“No primeiro dia da festa dos pães ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: ‘Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?'”

13)Marcos 14:12 – 

“No primeiro dia da festa dos pães ázimos, quando sacrificavam a Páscoa, seus discípulos lhe perguntam: ‘Onde queres que vamos preparar para comeres a Páscoa?'”

14)Lucas 22:7-8

 “Chegou o dia dos pães ázimos, em que era necessário sacrificar a Páscoa.”

15)Lucas 22:15 – 

“E disse-lhes: Desejei muito comer esta Páscoa convosco, antes de sofrer.”

16)João 13:1

 “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”

Versículos sobre a páscoa antigo testamento

Ao explorarmos os versículos sobre a Páscoa no Antigo Testamento, podemos descobrir as raízes históricas e espirituais desta celebração tão importante para os cristãos. Esses versículos descrevem a instituição da Festa da Páscoa pelos israelitas no Egito e revelam o significado profético desta cerimônia em relação à vinda de Jesus Cristo como o verdadeiro Cordeiro de Deus.

Portanto, a exploração dos versículos sobre a Páscoa no Antigo Testamento nos ajuda a aprofundar nossa compreensão deste evento sagrado e a reconhecer sua conexão com o sacrifício de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

17)1 Coríntios 5:7 – 

“Lançai fora o velho fermento, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós.”

18)Hebreus 11:28 – 

“Pela fé celebrou a Páscoa, e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse.”

19)Atos 12:4

 “E, havendo-o prendido, meteu-o na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados para que o guardassem, querendo após a Páscoa trazê-lo ao povo.”

20)Êxodo 12:21-23

“Moisés convocou todos os anciãos de Israel e disse-lhes: ‘Vão buscar animais para suas famílias e matem o cordeiro da Páscoa. Peguem um ramo de hissopo, mergulhem-no no sangue que estiver na bacia e passem o sangue nos dois batentes e na parte superior da porta de cada casa. Ninguém de vocês saia da porta de sua casa até a manhã seguinte. Pois o Senhor passará para matar os egípcios, mas quando vir o sangue nos dois batentes e na parte superior da porta, o Senhor passará adiante dessa porta e não permitirá que o destruidor entre em suas casas para matar.'”

21)Êxodo 12:26-27 

“‘Quando os seus filhos perguntarem a vocês: ‘Que cerimônia é essa?’, respondam: ‘É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou adiante das casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios.'”

22)Êxodo 12:43-45

 “O Senhor disse a Moisés e Arão: ‘Estas são as instruções para a Páscoa: Nenhum estrangeiro poderá comê-la. Todo escravo comprado poderá comê-la depois de circuncidado, mas nenhum estrangeiro temporário ou empregado contratado poderá comê-la.'”

23)Êxodo 12:48

 “‘Um estrangeiro residente que queira celebrar a Páscoa em honra ao Senhor deverá ser circuncidado todos os seus homens. Então poderá participar como se fosse natural do país. Mas nenhum incircunciso poderá comê-la.'”

Versículos bíblicos sobre a páscoa de Jesus

Nesta seção, você encontrará versículos bíblicos que se concentram especificamente na Páscoa de Jesus Cristo, incluindo Sua crucificação, morte e ressurreição. Essas passagens revelam o significado profundo da Páscoa de Jesus e o seu papel como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ao meditar nesses versículos de páscoa, você poderá aprofundar a sua compreensão do sacrifício e da vitória de Jesus na páscoa.

24)Números 28:16

 “‘No décimo quarto dia do primeiro mês, celebrem a Páscoa ao Senhor.'”

25)Deuteronômio 16:3 

“‘Não comam pão fermentado com ela; por sete dias comam pães sem fermento, pães da aflição, porque vocês saíram do Egito às pressas – para que todos os dias da sua vida se lembrem do tempo da sua saída do Egito.'”

26)Deuteronômio 16:5-7

 “‘Não poderão sacrificar o cordeiro pascal em qualquer cidade que o Senhor, o seu Deus, lhes dá. Ao contrário, façam-no no local que o Senhor, o seu Deus, escolher como habitação do seu Nome. Sacrificarão o cordeiro pascal ao entardecer, ao pôr do sol, na ocasião em que saíram do Egito. Cozinhem e comam o cordeiro no local que o Senhor, o seu Deus, escolher. E na manhã seguinte retornem a suas tendas.'”

27)Josué 5:11

 “‘No dia seguinte à Páscoa, comeram do produto da terra: pães sem fermento e grãos torrados, nesse mesmo dia.'”

28)2 Reis 23:21-23 

“‘O rei ordenou a todo o povo: ‘Celebrem a Páscoa ao Senhor, o seu Deus, conforme está escrito neste livro da aliança.’ Desde os dias dos juízes que governaram Israel e durante todo o tempo dos reis de Israel e dos reis de Judá, nunca se tinha celebrado uma Páscoa como essa, celebrada no décimo oitavo ano do reinado de Josias.'”

29)2 Crônicas 30:1

 “Ezequias enviou mensagens a todo o Israel e Judá e também escreveu cartas a Efraim e Manassés, convidando-os a virem ao templo do Senhor em Jerusalém para celebrarem a Páscoa ao Senhor, o Deus de Israel.”

30)2 Crônicas 30:15

 “‘Então sacrificaram a Páscoa no décimo quarto dia do segundo mês. Os sacerdotes e os levitas envergonhados santificaram-se e trouxeram holocaustos ao templo do Senhor.'”

31)2 Crônicas 35:18 

“‘Não tinha sido celebrada uma Páscoa como essa em Israel desde os dias do profeta Samuel; nenhum dos reis de Israel tinha celebrado uma Páscoa como a que Josias celebrou com os sacerdotes e levitas, todo o Judá e Israel que estava presente, e os habitantes de Jerusalém.'”

Versículos sobre a verdadeira páscoa

Durante esta época de celebração da Páscoa, é importante nos concentrarmos na verdadeira essência deste evento sagrado: a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Muitas vezes, ficamos tão envolvidos nas tradições e celebrações externas que perdemos o foco no significado espiritual da Páscoa.

32)Mateus 26:26-29 

“‘Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomem e comam; isto é o meu corpo.’ Em seguida, pegou o cálice, deu graças e o ofereceu aos seus discípulos, dizendo: ‘Bebam dele todos vocês. Este é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos para perdão dos pecados. Eu lhes digo que não beberei deste fruto da videira, desde agora até aquele dia em que o beberei novo com vocês no Reino do meu Pai.'”

33)Marcos 14:22-25 

“‘Enquanto comiam, Jesus pegou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomem isto; isto é o meu corpo.’ Depois, pegou o cálice, deu graças e o ofereceu aos seus discípulos, e todos beberam dele. ‘Este é o meu sangue da aliança, que é derramado por muitos’, disse ele. ‘Eu lhes digo a verdade, não beberei mais do fruto da videira até aquele dia em que o beberei novo no Reino de Deus.'”

34)João 18:28

 “Levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo pela manhã. Eles mesmos não entraram no pretório, para não se contaminarem e poderem comer a Páscoa.”

35)João 19:14

 “Era a preparação da Páscoa, cerca das seis horas da manhã, e Pilatos disse aos judeus: ‘Eis o vosso rei!'”

36)Atos 12:3 

“Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu prendendo também Pedro. Isso aconteceu durante a Festa dos Pães sem Fermento.”

37)Atos 20:6 

“Nós, porém, navegamos depois da Festa dos Pães sem Fermento, partindo de Filipos, e cinco dias depois nos reunimos com eles em Trôade, onde ficamos sete dias.”

38)1 Coríntios 5:6-8

 “‘Não é boa a vanglória de vocês. Não sabem que um pouco de fermento leveda toda a massa? Livrem-se do fermento velho, para que sejam uma nova massa, assim como são sem fermento. Pois Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós. Portanto, celebremos a festa, não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.'”

39)1 Coríntios 10:16-17 

“‘O cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Porque há um só pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos do único pão.'”

40)1 Coríntios 11:23-26

 “‘Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão e, tendo dado graças, o partiu e disse: ‘Isto é o meu corpo que é por vocês; façam isto em memória de mim.’ Do mesmo modo, depois da ceia, ele tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim.’ Pois sempre que comerem este pão e beberem este cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.'”

41)Colossenses 2:16-17 

“‘Portanto, não permitam que ninguém os condene pelo que comem ou bebem, ou por causa de um dia de festa, uma lua nova ou um sábado. Estas coisas são sombra das que hão de vir; a realidade, porém, é encontrada em Cristo.'”

42)Hebreus 4:14-16 

“‘Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com firmeza à fé que professamos. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.'”

43)Hebreus 10:1-10

 “‘A Lei possui sombra dos bens futuros, não a real forma dessas realidades. Por isso, nunca pode, pelo mesmo sacrifício repetido infinitamente a cada ano, aperfeiçoar aqueles que se aproximam para adorar. Se pudesse, não cessariam de ser oferecidos? Pois os adoradores, tendo sido purificados uma vez por todas, não teriam mais consciência de pecados. No entanto, nesses sacrifícios há um lembrete anual de pecados, porque é impossível que o sangue de touros e bodes remova pecados. Por isso, ao entrar no mundo, Cristo diz: ‘Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; não te agradaram holocaustos e ofertas pelo pecado. Então eu disse: Eis-me aqui – no rolo do livro está escrito a meu respeito – vim para fazer a tua vontade, ó Deus.’ Primeiro ele diz: ‘Sacrifícios e ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem te agradaram’ – embora a Lei os requeira. Então ele adiciona: ‘Eis-me aqui, vim para fazer a tua vontade.’ Ele remove o primeiro para estabelecer o segundo. E é pela vontade de Deus que nós fomos santificados através do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.'”

44)Apocalipse 5:6-12 

“‘Então vi no meio do trono e dos quatro seres viventes, e no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como se tivesse sido morto. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. Ele foi e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono. Quando ele tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Eles cantavam um cântico novo: ‘Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus pessoas de toda tribo, língua, povo e nação. Fizeste deles um reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra.'”

45)1 Coríntios 5:7-8

 “Lancem fora o fermento velho, para que sejam uma nova massa, como realmente são, sem fermento. Pois Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa, não com o velho fermento, o fermento da maldade e da malícia, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.”

46)Lucas 22:15 

“E disse-lhes: ‘Tenho desejado ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer.'”

47)João 13:1

 “Era antes da Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.”

Onde a bíblia fala páscoa na bíblia?

A Bíblia menciona a palavra “Páscoa” em várias ocasiões, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Essas referências revelam a importância deste evento sagrado ao longo da história da salvação. No Antigo Testamento, encontramos versículos sobre a primeira Páscoa celebrada pelos israelitas no Egito, como em Êxodo 12, que descreve a instituição desta celebração.

Já no Novo Testamento, a Páscoa é intimamente ligada à crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Passagens como Lucas 22 e 1 Coríntios 5 enfatizam o significado espiritual da Páscoa cristã, conectando-a ao sacrifício de Jesus e à nossa redenção.

Ao explorar esses versículos bíblicos sobre a Páscoa, você poderá aprofundar a sua compreensão deste evento crucial na história da fé cristã. Desde a Páscoa original no Antigo Testamento até a Páscoa de Jesus no Novo Testamento, a Bíblia revela a importância contínua deste momento sagrado para os seguidores de Cristo.

O que a Bíblia nos diz sobre a Páscoa?

No Antigo Testamento, a Páscoa é principalmente associada ao Pessach, a festa judaica que comemora a libertação dos israelitas da escravidão no Egito, conforme narrado no livro de Êxodo. Os principais pontos incluem:

  1. Origem da celebração:
    • Deus passou pelas casas dos egípcios para matar os primogênitos, poupando as casas dos israelitas que marcaram suas portas com o sangue de um cordeiro sacrificado (Êxodo 12).
  2. Instruções divinas:
    • Os israelitas deveriam comer a carne do cordeiro assada com ervas amargas e pães sem fermento (matzá), simbolizando a pressa da fuga (Êxodo 12).
  3. Estabelecimento como tradição anual:
    • Deus ordenou que esta data fosse lembrada e celebrada anualmente como festa religiosa, um estatuto perpétuo para as gerações futuras (Êxodo 12).

No Novo Testamento, a Páscoa ganha um novo significado relacionado à morte e ressurreição de Jesus Cristo, que é vista como o cumprimento das promessas e sacrifícios descritos no Antigo Testamento.

  1. Última Ceia:
    • Jesus celebra a Páscoa com seus discípulos na Última Ceia, instituindo a Eucaristia. Ele interpreta o pão e o vinho como seu corpo e sangue, simbolizando o novo pacto através de seu sacrifício (Lucas 22).
  2. Crucificação e ressurreição:
    • A crucificação de Jesus ocorre durante a Páscoa, e sua ressurreição é celebrada no domingo de Páscoa, marcando a vitória sobre o pecado e a morte e o fundamento da fé cristã.
  3. Significado teológico:
    • Para os cristãos, a Páscoa simboliza a esperança da salvação e a promessa de vida eterna, refletindo o amor e o sacrifício de Jesus por toda a humanidade.

Versículos sobre a Páscoa

O que Jesus disse na Páscoa?

Jesus não deixou registros diretos de suas próprias palavras especificamente referentes ao dia da Páscoa, mas há relatos bíblicos sobre o que ele disse durante a última semana de sua vida, incluindo a Última Ceia, que ocorreu durante a Páscoa judaica. Aqui estão alguns dos ensinamentos e declarações atribuídos a ele nesse período:

Durante a Última Ceia:

Instituição da Eucaristia: “Tomai, isto é o meu corpo.” E, tomando o cálice e dando graças, disse: “Este é o meu sangue do pacto, que é derramado por muitos.” (Marcos 14:22-24)

Novo mandamento: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34)

No Jardim do Getsêmani:

Oração angustiada: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua.” (Lucas 22:42)

Na cruz:

Palavras finais: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito.” (Lucas 23:46)

Expressão de abandono: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46)

Banner grupo WPP
Redator Lisandra Silva

Redatora na empresa Cuca de Crente, fornecendo conhecimento e direcionamento espiritual, análises aprofundadas e orientações práticas. Contribuindo para a expansão do site Cuca de Crente.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

Romanos 11:36

Romanos 11:36 – Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas

28/05/2024
Versículos Não Temas

37 Melhores Versículos Não Temas

28/05/2024
versículo do dia da bíblia

Versículo do dia da bíblia: A palavra de Deus vai falar com você poderosamente

24/05/2024
salmos do dia de hoje

Salmos do dia de hoje: A palavra de Deus vai falar com você poderosamente

21/05/2024
versículo sobre luz do mundo

33 Melhores versículos sobre luz do mundo

20/05/2024
versículos não desanime

19 Melhores versículos não desanime

20/05/2024
Versículos sobre o Adultério

59 Melhores Versículos sobre o Adultério

16/05/2024
versículos amor incondicional

10 Melhores versículos amor incondicional de Deus

16/05/2024
versículos de reconciliação de casal

10 Melhores versículos de reconciliação de casal

15/05/2024
versículos lindos para o dia dos namorados

15 Melhores versículos lindos para o dia dos namorados

15/05/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.