49 Versículos sobre arrependimento e perdão

Você encontrará uma lista de 49 Versículos sobre arrependimento. Eles nos lembram da misericórdia de Deus.
Redator

Por: Lisandra

Redatora Cuca de Crente

15/03/2024

X

Nesta seção, você encontrará uma lista de 49 Versículos sobre arrependimento. Esses versículos fornecem orientação e insights sobre a importância do arrependimento em nossa jornada espiritual. Eles oferecem encorajamento para buscar o perdão de Deus e aprender com nossos erros, levando-nos a uma vida mais plena e significativa. 

Com base em fontes bíblicas e teológicas, compilamos esses versículos para ajudá-lo a refletir sobre o tema do arrependimento e buscar uma maior compreensão de sua importância em nossa vida diária.

49 Versículos sobre arrependimento

Na Bíblia, encontramos uma variedade de versículos sobre arrependimento e sua importância em nossa vida espiritual. Esses versículos nos lembram da necessidade de reconhecermos nossos pecados, arrepender-nos sinceramente e buscar o perdão de Deus. Além disso, eles nos encorajam a confessar nossos erros e buscar a restauração em nossos relacionamentos com Deus e com os outros.

Ao refletirmos sobre esses versículos, somos guiados a compreender que o arrependimento bíblia genuíno é essencial para o crescimento espiritual e a obtenção do perdão divino. Eles nos lembram da misericórdia de Deus e sua disposição de nos perdoar quando nos arrependemos de coração. Veja também sobre versículos de ânimo

1)Atos 3:19 (NVI):

“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.”

2)2 Coríntios 7:10 (NVI):

“Deus ficou triste e, por isso, vocês se arrependeram e mudaram de vida. Pois foi isso que Deus queria, e assim vocês não tiveram nenhum prejuízo por nossa causa.”

3)Lucas 15:7 (NVI):

“Digo-lhes que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.”

4)2 Pedro 3:9 (NVI):

“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”

5)Mateus 4:17 (NVI):

“Daí em diante, Jesus começou a pregar: ‘Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo’.”

6)Lucas 24:47 (NVI):

“E, em seu nome, seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.”

7)Atos 17:30 (NVI):

“No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.”

8)Apocalipse 3:19 (NVI):

“Aos que eu amo, corrijo e disciplino; por isso, esforcem-se para arrepender-se.”

9)Jeremias 15:19 (NVI):

“Portanto, assim diz o Senhor: ‘Se você voltar, eu a trarei de volta; você estará na minha presença. E, se você falar palavras preciosas e não palavras inúteis, será meu porta-voz. Deixe o povo voltar para você, mas não volte para ele.'”

10)Ezequiel 18:30 (NVI):

“Portanto, ó nação de Israel, vou julgar cada um de vocês de acordo com os seus próprios caminhos. Eu, o Senhor Soberano, declaro isso. Arrependam-se e afastem-se dos seus pecados para que o mal não os destrua.”

11)Lucas 13:3 (NVI):

“Eu lhes digo: Não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.”

12)Atos 2:38 (NVI):

“Pedro respondeu: ‘Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo’.”

13)Marcos 1:15 (NVI):

“O tempo é chegado’, dizia ele. ‘O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!'”

14)Mateus 3:8 (NVI):

“Produzam fruto que mostre o arrependimento!”

15)Atos 17:31 (NVI):

“Porque estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.”

16)2 Timóteo 2:25 (NVI):

“Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,”

17)Mateus 9:13 (NVI):

“Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores.”

18)2 Crônicas 7:14 (NVI):

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos seus pecados, eu os ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e restaurarei a sua terra.”

19)Ezequiel 33:11 (NVI):

“Digo-vos: juro pela minha vida, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes desejo que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”

20)Mateus 18:3 (NVI):

“E disse: ‘Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus’.”

21)Atos 26:20 (NVI):

“Pelo contrário, anunciei primeiro aos que estavam em Damasco e depois aos que estavam em Jerusalém e por toda a região da Judeia, e também aos gentios, que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.”

22)2 Samuel 12:13 (NVI):

“Então Davi lhe disse: ‘Pequei contra o Senhor’. Natã respondeu: ‘O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá’.”

23)Apocalipse 2:5 (NVI):

“Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.”

24)2 Crônicas 30:9 (NVI):

“Se vocês se voltarem para o Senhor, seus irmãos e seus filhos encontrarão misericórdia diante daqueles que os levaram cativos e voltarão para esta terra, pois o Senhor, o seu Deus, é misericordioso e compassivo. Ele não os abandonará se vocês se voltarem para ele’.”

25)1 João 1:9 (NVI):

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”

26)Romanos 2:4 (NVI):

“Ou você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?”

27)Lucas 17:3-4 (NVI):

“Portanto, se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você, dizendo ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe.”

28)Ezequiel 18:21-23 (NVI):

“Mas se o ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos, e fizer o que é justo e direito, certamente viverá; não morrerá. Nenhuma das transgressões que cometeu será lembrada contra ele. Por causa da justiça que praticou, ele viverá. Acaso tenho eu prazer na morte do ímpio? Palavra do Soberano, o Senhor. Não desejo eu, antes, que ele se desvie dos seus caminhos e viva?”

29)Salmos 51:10 (NVI):

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.”

30)Isaías 55:7 (NVI):

“Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem mau as suas maquinações, e volte para o Senhor, que terá misericórdia dele; e para o nosso Deus, que será amplo em perdoar.”

31)Lucas 5:32 (NVI):

“Não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento.”

32)Hebreus 6:1 (NVI):

“Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o alicerce do arrependimento de obras inúteis, e da fé em Deus.”

33)Lucas 24:46-47 (NVI):

“Ele lhes disse: ‘Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’.”

34)1 Samuel 7:3 (NVI):

“Então Samuel disse a toda a nação de Israel: ‘Se vocês estão voltando para o Senhor de todo o coração, então livrem-se dos deuses estrangeiros e das imagens de Astarote. Decidam-se a servir somente ao Senhor e ele os livrará das mãos dos filisteus’.”

35)Marcos 6:12 (NVI):

“Eles saíram e pregaram que todos deveriam se arrepender.”

36)2 Coríntios 12:21 (NVI):

“Teme que, quando eu for outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês e eu tenha de chorar por muitos que pecaram anteriormente e que ainda não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram.”

37)Atos 11:18 (NVI):

“Tendo eles ouvido estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: ‘Pois, então, até aos gentios foi Deus concedido o arrependimento para a vida’.”

38)Lucas 15:10 (NVI):

“Assim eu lhes digo: Há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”

39)Apocalipse 3:3 (NVI):

“Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas, se você não estiver atento, virei como um ladrão, e você não saberá a que hora virei contra você.”

40)Atos 20:21 (NVI):

“Testemunhei tanto a judeus como a gregos acerca do arrependimento para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus.”

41)Jeremias 31:19 (NVI):

“Eu me arrependo e, profundamente triste, bato no meu peito. Estou envergonhado e humilhado porque carrego a desgraça da minha juventude.”

42)2 Pedro 3:9 (NVI):

“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.”

43)Lucas 24:46-47 (NVI):

“Ele lhes disse: ‘Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’.”

44)Atos 26:20 (NVI):

“Pelo contrário, anunciei primeiro aos que estavam em Damasco e depois aos que estavam em Jerusalém e por toda a região da Judeia, e também aos gentios, que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.”

45)Marcos 1:14-15 (NVI):

“Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas-novas de Deus. ‘O tempo é chegado’, dizia ele. ‘O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!'”

46)Joel 2:12-13 (NVI):

“Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: ‘Voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto’. Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se e não envia a desgraça.”

47)Mateus 21:28-29 (NVI):

“O que vocês acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’.”

48)Lucas 5:31-32 (NVI):

“Jesus respondeu aos que estavam fazendo perguntas: ‘Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores ao arrependimento’.”

49)2 Coríntios 7:9 (NVI):

“Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma que não sofreram prejuízo algum por nossa causa.”

O que Jesus fala de arrependimento?

Nesta seção, vamos explorar o ensino de Jesus sobre o arrependimento. Jesus enfatizou consistentemente a importância de arrependam se e buscarmos a Deus. Ele nos convida a abandonar nosso estilo de vida pecaminoso e voltar-nos para Ele. Nos Evangelhos, encontramos diversas passagens em que Jesus expressa a valorização do arrependimento e da transformação interior. Essas palavras desafiadoras nos convidam a examinar nosso próprio arrependimento e a seguir os versículo de arrependimento e confissão em nossas vidas. Veja também sobre versículos de oração

O que a Bíblia diz quando um pecador se arrepende?

Nesta seção, exploraremos o que a Bíblia diz sobre um pecador que se arrepende. As Escrituras nos mostram que Deus é misericordioso e acolhedor para aqueles que se arrependem de seus pecados sinceramente. Elas nos ensinam sobre a natureza do perdão divino e a alegria celestial quando se arrepender dos seus pecados. Essas passagens bíblicas nos mostram o amor incondicional de Deus e a importância do arrependimento como um caminho para a reconciliação com ele.

Onde há arrependimento há perdão?

Nesta seção, abordaremos a relação entre arrependimento e perdão. A Bíblia nos ensina que onde há arrependimento sincero, há também o perdão de Deus. O arrependimento genuíno envolve uma mudança de coração e uma disposição para se afastar do pecado. Quando nos arrependemos, abrimos a porta para o perdão de Deus e experimentamos a sua graça. Essas passagens bíblicas nos mostram a importância de buscar o arrependimento como um caminho para o perdão e a restauração.

Versículos sobre arrependimento

Qual versículo que fala sobre arrependimento?

Pensando em fornecer uma direção clara sobre o tema do arrependimento, destacamos um versículo bíblico que traz grandes insights sobre esse assunto. No livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 3, versículo 19, encontramos a seguinte passagem:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor;”

Esse versículo é um convite poderoso para se arrepender e transformar a sua vida em Deus. Ele nos lembra da importância de reconhecer os nossos pecados, buscar a conversão e receber o perdão divino. Ao direcionar o olhar para a presença do Senhor e abrir o coração para o arrependimento sincero, podemos experimentar a restauração e o refrigério espiritual prometidos por Ele.

Esse versículo nos desafia a refletir sobre a nossa própria vida e a considerar a necessidade de buscar um relacionamento mais profundo com Deus. Somente através do arrependimento e da conversão podemos encontrar o verdadeiro perdão e a plenitude em Cristo. Que essa passagem bíblica seja um estímulo para você meditar sobre o tema do arrependimento e buscar a transformação interior que só Deus pode realizar.

Banner grupo WPP
Redator Lisandra Silva

Redatora na empresa Cuca de Crente, fornecendo conhecimento e direcionamento espiritual, análises aprofundadas e orientações práticas. Contribuindo para a expansão do site Cuca de Crente.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Conteúdo Relacionado

versículos sobre recomeço

49 Melhores versículos sobre recomeço na Bíblia

21/06/2024
versículos de perseverança

69 Versículos de Perseverança: Encontre Força e Coragem na Palavra de Deus

19/06/2024
versículos para apresentação de bebê na igreja

39 Melhores Versículos para Apresentação de Bebê na Igreja: Guia Completo

19/06/2024
Versículos sobre Filhos

39 Versículos sobre Filhos na Bíblia: Amor, Educação e Sabedoria

19/06/2024
versículos de superação

Os 25 Melhores Versículos de Superação para Inspirar Sua Vida

18/06/2024
versículos ansiedade

79 Versículos Ansiedade: Encontre Paz e Conforto nas Escrituras

18/06/2024
salmos poderosos

17 Salmos poderosos extremamente impactantes

12/06/2024
salmos de oração

27 Melhores salmos de oração para declarar

11/06/2024
salmos de consolo luto

17 Salmos de consolo luto para compartilhar uma mensagem de apoio

10/06/2024
versículos para velório

39 Versículos para velório para compartilhar

10/06/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.